Na última sexta-feira (5) a Bandeira Azul na Praia do Peró, em Cabo Frio, foi preventivamente arriada por conta do aparecimento das manchas de óleo. Nesse domingo (7) a bandeira foi novamente hasteada. As manchas também aparecerem em Armação de Búzios e Arraial do Cabo.
De acordo com a Prefeitura, o trecho que detém a certificação internacional não chegou a ser afetado e o surgimento de resíduos na Praia das Conchas, na Costa do Peró, foi a cerca de um quilômetro da área certificada pelo programa. A Praia do Peró recebeu o selo internacional do programa Bandeira Azul em 2018. O local recebeu a aprovação do júri internacional pela qualidade da areia e da água.
Segundo o Governo Municipal, equipes da Comsercaf, Meio Ambiente, Guarda Marítima Ambiental e voluntários atuaram no local. “Desde as primeiras notícias sobre o surgimento das manchas de óleo, na terça-feira (2) equipes da Prefeitura fizeram inspeções em todas as praias da cidade e tomaram todas as providências necessárias para monitorar a situação, que está sob controle em todo o município”, divulgou a Prefeitura.
Ainda segundo o município, como não há qualquer risco para banhistas e frequentadores, entendeu-se que a bandeira azul poderia ser novamente hasteada. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que está monitorando a situação das praias de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzio. De acordo com o órgão, o objetivo é acompanhar, responder e avaliar a reparação dos danos ambientais.
Inea, Ibama, Marinha e Ministério Público Federal (MPF) coletaram material para análise.