Nesse último domingo (25), a Bandeira Azul foi hasteada na Praia do Peró, em Cabo Frio, em uma cerimônia realizada na parte da manhã A praia é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a receber o selo internacional, que atesta a qualidade e a sustentabilidade do local. O título mundial foi conquistado em Cabo Frio após dois anos de testes mensais que comprovaram as condições da água, além do cumprimento das exigências feitas pela Fundação para Educação Ambiental (FEE), com sede na Dinamarca.
O coordenador de Meio Ambiente, Mário Flávio, comenta sobre a importância da Bandeira Azul. “Para a cidade que vive do turismo de praia e sol, a Bandeira Azul é o programa mais importante. Se você tem o selo internacional, tem uma praia de qualidade, não somente de água limpa, mas de areia limpa, de serviços e de acessibilidade”, afirma o biólogo.
O vereador Rafael Peçanha (PDT) esteve presente na cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul. “Trabalho de seguidos governos e da sociedade civil, que pude acompanhar e incentivar de perto desde o início. Tive a oportunidade de abraçar e parabenizar alguns responsáveis esquecidos nesta conquista: os moradores da região do “Grande Peró” e os trabalhadores dos quiosques, da Comsercaf e da Guarda Marítima, que cumprimentei acompanhado pelos meus amigos Claudio Marzo e Paulo Baier. A verdadeira autoridade é a população de Cabo Frio”, disse Rafael.
O certificado internacional foi conquistado após dois anos de testes mensais que comprovaram as ótimas condições da água, além do cumprimento de um conjunto de exigências feitas pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), com sede na Dinamarca, que concedeu a Bandeira Azul.
Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje om apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC.
O Programa teve início em 1987 na Europa (no Brasil à partir de 2004) e é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas, sendo necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa. A certificação Bandeira Azul será sempre outorgada à municipalidade onde se localiza a praia que cumpra todos os critérios.