A experiência de sucesso da certificação ambiental da Praia do Peró, em Cabo Frio, com a Bandeira Azul foi apresentada, nesta terça-feira (13), em Lima, no Peru. O evento internacional “Experiências e tecnologias de gestão de praias”, promovido pela municipalidade de Lima, reuniu representantes de vários países na apresentação de projetos voltados para o uso sustentável das praias. A experiência do Peró foi apresentada, de forma virtual, pela coordenadora do programa Bandeira Azul, Paloma Arias.
A preocupação com a preservação do ecossistema marinho, levou Lima a promulgar uma portaria que regulamenta a gestão ambiental integral das praias costeiras da província de Lima. O objetivo é garantir a conservação, evitar a contaminação e degradação, bem como prestar serviços em condições seguras, higiênicas e saudáveis. O evento internacional buscou gerar espaços de divulgação, articulação e inovação que contribuam para a gestão ambiental de praias. Em Lima, 92 vigilantes municipais fiscalizam o circuito formado por 12 praias para garantir o cumprimento das normas sanitárias e de posturas.
Na sua apresentação, Paloma Arias destacou que a iniciativa da conquista da Bandeira Azul para a Praia do Peró partiu da iniciativa da sociedade civil, através do movimento Amigos do Peró:
“Fizemos um histórico da evolução do projeto desde 2016, com destaque para as atividades de educação ambiental, sinalização, trânsito e segurança na orla do Peró.”
Os gestores do evento internacional destacaram na abertura que as praias constituem um dos ecossistemas mais frágeis do mundo, são habitat de várias espécies marinhas e fonte de atividades econômicas que permitem o desenvolvimento das comunidades costeiras. No entanto, segundo eles, nas últimas décadas a poluição plástica no meio ambiente (85% de todo o lixo marinho) e a falta de planejamento no desenvolvimento de atividades antrópicas (ações do homem) vêm causando impactos consideráveis na vida marinha e na saúde dos seres humanos.