Pular para o conteúdo
Search

Bandeira Azul do Peró é levada para evento de praias no Peru

A praia de Cabo Frio que mantém o certificado de qualidade representará o município em evento latino americano de turismo

A experiência de sucesso da certificação ambiental da Praia do Peró, em Cabo Frio, com a Bandeira Azul foi apresentada, nesta terça-feira (13), em Lima, no Peru. O evento internacional “Experiências e tecnologias de gestão de praias”, promovido pela municipalidade de Lima, reuniu representantes de vários países na apresentação de projetos voltados para o uso sustentável das praias. A experiência do Peró foi apresentada, de forma virtual, pela coordenadora do programa Bandeira Azul, Paloma Arias.

A preocupação com a preservação do ecossistema marinho, levou Lima a promulgar uma portaria que regulamenta a gestão ambiental integral das praias costeiras da província de Lima. O objetivo é garantir a conservação, evitar a contaminação e degradação, bem como prestar serviços em condições seguras, higiênicas e saudáveis. O evento internacional buscou gerar espaços de divulgação, articulação e inovação que contribuam para a gestão ambiental de praias. Em Lima, 92 vigilantes municipais fiscalizam o circuito formado por 12 praias para garantir o cumprimento das normas sanitárias e de posturas.

Na sua apresentação, Paloma Arias destacou que a iniciativa da conquista da Bandeira Azul para a Praia do Peró partiu da iniciativa da sociedade civil, através do movimento Amigos do Peró:

“Fizemos um histórico da evolução do projeto desde 2016, com destaque para as atividades de educação ambiental, sinalização, trânsito e segurança na orla do Peró.”

Os gestores do evento internacional destacaram na abertura que as praias constituem um dos ecossistemas mais frágeis do mundo, são habitat de várias espécies marinhas e fonte de atividades econômicas que permitem o desenvolvimento das comunidades costeiras. No entanto, segundo eles, nas últimas décadas a poluição plástica no meio ambiente (85% de todo o lixo marinho) e a falta de planejamento no desenvolvimento de atividades antrópicas (ações do homem) vêm causando impactos consideráveis na vida marinha e na saúde dos seres humanos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.