A praia do Forno em Búzios foi contemplada com o selo Bandeira Azul para a temporada 2022/2023 e o governo municipal já trabalha para a aprovação de mais duas praias, Azeda e Azedinha, para estar apta a receber o selo na temporada 2023/2024. Em reunião, ocorrida nesta quarta-feira (18), na sede da Secretaria de Turismo, foi apresentado e debatido o plano de ações entre as secretarias envolvidas na criação de um comitê gestor formado pelo poder público, pela sociedade civil organizada e moradores do entorno. O encontro foi aberto também à toda a população.
Estavam presentes servidores das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo; Serviços Públicos; Obras, Saneamento e Drenagem e de Cultura e o vereador Gugu de Nair que representou a Câmara Municipal.
Segundo a Prefeitura de Búzios, o objetivo principal, além da obtenção do selo, é o resgate da praia em termos ambientais, urbanísticos, de acessibilidade e da qualidade da água, assim como a gestão e ordenamento do espaço, respeitando todas as partes envolvidas, promovendo um reordenamento da praia e tomando como diretrizes os critérios da bandeira azul.
E viabilizar ainda acessibilidade, vagas para deficientes e idosos, banheiro masculino e feminino para cadeirante. As ações incluem também a gestão da coleta de resíduos sólidos e a análise do volume adequado de coleta de resíduos. Proibição de som na praia com ações de fiscalização através da postura com apreensão dos equipamentos de acordo com código de postura municipal, recuperação vegetal e reconfiguração do pavimento no local.
Após a formação do comitê gestor, segundo o governo municipal, ocorrerão reuniões rotineiras para avaliar o andamento dos critérios atingidos e o andamento para atingir os demais critérios.