A tradicional Festa de Sant’Anna retornou com uma programação completa de atividades e festejos religiosos, e nesta segunda-feira (25) a famosa banda de forró Falamansa se apresenta no palco principal. O grupo dono dos hits “Xote da alegria” e “Xote dos milagres” fará um show gratuito iniciando às 22h30, mas a programação religiosa do dia inicia às 14h no Morro da Igreja. Foram dois anos sem festa por causa da pandemia, e este ano a comemoração pelos 282 anos está sendo realizada com muita alegria e festejos externos.
Falamansa foi formada em 1998 na cidade de São Paulo, com os integrantes Tato, Dezinho, Alemão e Valdir. A banda de forró tem músicas queridas por todos, independente do gosto musical.
Além do show na parte da noite, a partir das 14h terá o Chá das Avós no Morro da Igreja; às 19h30 será o último dia da Novena “Sant’Anna, Educadora da Mãe de Deus”; às 20h terá a Santa Missa perdida pelo Pe. Ricardo Whyte; às 21h o Lançamento do Livro “Um Facha de Luz”, a trajetória missionária do Pe. Ricardo; 21h show da banda de forró Agostina e Banda, no palco principal; e por fim 22h30 o show da banda Falamansa.
Nesta terça (26), a festa continua no palco principal tem As Buzianas e DJ Léa, às 21h.
História da Capela de Sant’Anna
A construção da Capela de Sant’Anna ocorreu em 1740, após a aparição da imagem nas águas da Praia dos Marimbondos, onde é atualmente conhecida como Praia dos Ossos.
Ela é a única construção dos tempos da pesca baleeira, feita com óleo de baleia e argamassa. A imagem da santa chegou à antiga aldeia dos pescadores quando a escassez de peixes e a aparição de doenças estava rondando a aldeia de pescadores. A Santa se tornou símbolo de esperança para dias melhores.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.