No próximo mês de março a espera pela volta de uma das maiores bandas de hardcore do Brasil – o Dead Fish -, a Macaé acaba. Dia 22 a banda de Vitória toca pela primeira vez no Centro Cultural Rinha das Artes, a partir das 19h, e retorna a cidade após 20 anos. O grupo que ao longo dos seus mais de 25 anos de existência marcada pelas letras de protesto conquista e renova o público entre gerações.
O Dead Fish surgiu em 1991, em Vitória, Espírito Santo. A banda independente de hardcore que conta, em sua formação, com Rodrigo no vocal, Igor Tsurumak no baixo, Rick na guitarra e Marcão na bateria. Aos quatro anos de banda, o Dead Fish lançou, em 1995, sua primeira demo tape, “Re-Progresso” e, em 1998, o primeiro CD, “Sirva-se”, vendendo mais de 10 mil cópias em um ano.
Em 1999, a banda lança “Sonho médio”, – álbum que entrou para a história do hardcore brasileiro – “Afasia”, e “Ao vivo”, uma compilação dos dois discos anteriores, gravado no Hangar 110, o berço do hardcore no estado de São Paulo.
Para completar a festa, a banda Cervical vem com toda força e energia, e também terá o Hardcore melódico da banda Apenas Por Hoje, trazendo a sonoridade anos 90. Ambas são de Macaé.
Cervical
Cervical surgiu em 2001, mas foi sendo reformulado e em 2006 firmou seu estilo com uma proposta de sonoridade mais pesada, metal e crossover. Em 2011 lança o CD – Caminhos de Dor e juntamente com o clipe da música “Dar o Sangue” – gravado e dirigido por Blake Farber (New York). As músicas, letras, atitude e estilo de vida da banda, visam sempre manter como base, valores como o respeito e amizade, buscando difundir uma melhor consciência de nossas vidas, do nosso dia a dia e de nós mesmos.
No fim de 2015 lançam o clip do novo single Arquétipo, que é também o nome do segundo CD da banda, e no início de 2018 o clip Guerra. É através da música que o Cervical, tem como principal objetivo, passar toda energia e positividade como uma fonte que revigore nossas forças. A atual formação conta com Pascoal Mello – Vocal, Júnior Nascimento – Batera, Bruno Gomes – Guitarra, Moises Lima – Baixo.
Apenas Por Hoje
A banda Apenas por Hoje iniciou suas atividades no ano de 2013 quando Sandro Santuchi (Guitarra) e Felipe Passos (Baixo e Vocal) resolveram se juntar e fazer algumas composições baseando-se nas bandas californianas dos anos 90. Em 2014, se une ao grupo Thiago Gomes (Bateria) e iniciam, de fato, suas atividades. Entre 2014 e 2017 passaram bastante tempo em estúdio e produziram uma boa quantidade de músicas autorais.
Em 2018, após a saída de Thiago Gomes, Sandro e Felipe buscaram novas alternativas para a continuação do projeto e encontraram, com disponibilidade, o velho conhecido Sidarta Cabral que assumiu as baquetas. Ainda em 2018 logo após de tocarem com a banda carioca Diabo Verde, se junta ao grupo Rafael Rezende que além de guitarrista é também produtor e assim deram início a uma nova fase cujo objetivo é gravar todo o material produzido ao longo dos anos, lançar em diversos formatos e tocar para quem estiver disposto a ouvir.
Desde dezembro de 2018 a banda é responsável pelo evento Rock no Pecado, evento gratuito realizada na Praia do Pecado, em Macaé, e que tem atraído a atenção de muitos jovens. O evento teve 2 edições e está partindo para a terceira.
Os ingressos para a apresentação da banda capixaba já começaram a ser vendidos em pontos físicos e na internet; e custam R$30 no 1º lote. Os ingressos podem ser comprados pelo site.
O Centro Cultural Rinha das Artes fica localizado na Rua Dr. Júlio Olivier, 633, no centro de Macaé.