A Prolagos, em apoio a prefeitura de São Pedro da Aldeia, instalou uma nova caixa de transição na Rua Nossa Senhora de Fátima, esquina com a Rua Prof. Bruno Lobo, no bairro Balneário São Pedro. A iniciativa tem o objetivo de captar o esgoto lançado na rede de drenagem de águas pluviais e direcioná-lo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município.
A caixa, que possui 16m³, irá interceptar o efluente da rede de drenagem, que também possui contribuição de bairros adjacentes como Balneário II e Parque dos Meninos, encaminhá-lo ao cinturão que blinda a Lagoa de Araruama na localidade e seguirá até a ETE, localizada no mesmo bairro, sendo bombeado pelas Estações Elevatórias do Balneário e Tereza. Além disso, o local conta com dois poços de visitas, que facilitam a limpeza e manutenção das tubulações.
Para Alberto Habbib, presidente da Associação de Moradores do bairro, a intervenção da concessionária irá solucionar um problema crônico que atingia a todos. “Junto com os moradores, acompanhei a obra desde o início e fiquei muito satisfeito com o resultado, porque era algo aguardado há muito tempo. A caixa anterior era muito pequena e em dias de chuva ocorria o extravasamento que chegava à lagoa, impactando os moradores, os visitantes e os comerciantes dos quiosques na beira da praia”, explicou Alberto.
A obra foi realizada em parceria com a prefeitura, que irá desassorear as galerias de águas pluviais e seguirá com a manutenção da caixa. Essa colaboração entre a concessionária e o município aldeense contribui diretamente na melhoria da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama.
Atenção: As imagens da construção da caixa são do fim da primeira quinzena de março, antes do decreto que determina o uso obrigatório de máscaras no município.