Pular para o conteúdo
Search

Baleia jubarte em decomposição é encontrada no Mangue de Pedra, em Búzios

Animal em decomposição (Foto:  Muchacho Bicho Doido )

Uma baleia jubarte, já em decomposição, é encontrada no Mangue de Pedra, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A baleia tinha entre cinco a seis metros (baleia filhote) e, de acordo com pescadores locais, eles acreditam tenha vindo à madrugada dessa quinta para a sexta na maré cheia e ficou em cima das pedras. Alguns pescadores não viram o animal pela noite. Pessoas que foram até o local relataram um odor muito forte que impossibilita a chegada mais perto do animal.

Em agosto de 2017, uma grande mobilização se formou na Praia da Rasa onde um filhote de jubarte esteve encalhado. Um grupo de pessoas lutou para devolver o animal ao mar. Duas retroescavadeiras atuaram no salvamento. Dezenas de pessoas também utilizam pás e enxadas para afastar a areia, além de baldes para hidratar o animal. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estiveram no local.

A baleia jubarte (nome científico: Megaptera novaeangliae), também conhecida como baleia-corcunda ou baleia-cantora, é um mamífero marinho que ocorre na maioria dos oceanos. Ela é da ordem dos cetartiodactylos, subordem dos cetáceos e infraordem dos misticetos. É uma das maiores espécies rorquais, cujos adultos medem em média 12 a 16 metros e podem pesar de 35 a 40 toneladas. Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.