A carcaça de uma baleia Jubarte foi encontrada nesta segunda-feira (23) na Praia Rasa, em Búzios, após ter sido avistada à deriva nos arredores das praias da região. Em uma tentativa de ajudar, pescadores da localidade conduziram o corpo do animal até a faixa de areia, próximo ao canal da Marina.
A Prefeitura de Búzios informou que a decisão de levar a baleia até a praia não foi uma ação coordenada pelo município. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o procedimento adequado, nesses casos, seria conduzir o animal para o alto-mar, permitindo que a natureza seguisse seu curso natural de decomposição.
“Certamente foi uma iniciativa com boas intenções, mas o correto é deixar que o mar se encarregue da situação. Esse tipo de operação demanda um protocolo específico para não gerar riscos ambientais ou sanitários”, informou o secretário Evanildo Nascimento, por telefone, à Prensa.
Após ser acionada pela reportagem da Prensa, a Secretaria de Meio Ambiente mobilizou uma equipe técnica para avaliar a situação e encontrar a melhor solução para a remoção da carcaça. “Técnicos já estão já estão no local para determinar os próximos passos.”, explicou Evanildo.
Casos de baleias Jubarte nas águas da Região dos Lagos são comuns durante a temporada de migração, mas o encalhe de carcaças exige medidas rápidas para evitar contaminação e mau cheiro, além de riscos à saúde pública.