Search
Degradê com CSS

Baleia Jubarte é encontrada na Praia Rasa em Búzios e mobiliza Secretaria de Meio Ambiente

Pescadores levaram o animal até a faixa de areia, mas procedimento correto seria devolvê-lo ao mar
O encalhe de baleias em Búzios é comum nessa epoca do ano - Foto Vidal Muchacho
O encalhe de baleias em Búzios é comum nessa epoca do ano - Foto Vidal Muchacho

A carcaça de uma baleia Jubarte foi encontrada nesta segunda-feira (23) na Praia Rasa, em Búzios, após ter sido avistada à deriva nos arredores das praias da região. Em uma tentativa de ajudar, pescadores da localidade conduziram o corpo do animal até a faixa de areia, próximo ao canal da Marina.

A Prefeitura de Búzios informou que a decisão de levar a baleia até a praia não foi uma ação coordenada pelo município. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o procedimento adequado, nesses casos, seria conduzir o animal para o alto-mar, permitindo que a natureza seguisse seu curso natural de decomposição.

“Certamente foi uma iniciativa com boas intenções, mas o correto é deixar que o mar se encarregue da situação. Esse tipo de operação demanda um protocolo específico para não gerar riscos ambientais ou sanitários”, informou o secretário Evanildo Nascimento, por telefone, à Prensa.

Após ser acionada pela reportagem da Prensa, a Secretaria de Meio Ambiente mobilizou uma equipe técnica para avaliar a situação e encontrar a melhor solução para a remoção da carcaça. “Técnicos já estão já estão no local para determinar os próximos passos.”, explicou Evanildo.

Casos de baleias Jubarte nas águas da Região dos Lagos são comuns durante a temporada de migração, mas o encalhe de carcaças exige medidas rápidas para evitar contaminação e mau cheiro, além de riscos à saúde pública.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!