Um filhote de baleia jubarte encalhou na Praia da Marina , Búzios- RJ nesta quarta-feira(23), por volta das 17h30h. Moradores se mobilizaram, pelas redes sociais, acionaram as autoridades e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente foi para o local.
Dois biólogos e um veterinário, enviados pela FCITECH, consultoria ambiental contratada pela Petrobrás para esses casos, informaram que o resgate não poderia ser feito por um barco comum, insclusive o da Guarda Ambiental. Seria preciso um rebocador de grande porte, e que o procedimento era deixar o animal descansar até o dia seguinte.
Por volta das 23h30 um grupo de 10 pessoas estava no local com baldes tentando manter a baleia viva até a chegada de algum grupo de salvamento. O Grupo Alerta dos Mares também está, através de canais online, convocando pessoas para ajudarem. Por volta das 3h da manhã desta quinta-feira (24), quando a maré estava em seu pico, houve uma tentativa de moradores e, de acordo com o secretário de Meio Ambiente Cassio Cunha, também dele e da equipe do Meio Ambiente de Búzios, de empurrar o animal de volta para o mar. Foi em vão.
(Vídeo da moradora de Búzios Ana Souza)
Moradores, no entanto, contestaram a informação e insistem, indignados, que nada está sendo feito.
“Estou com vergonha de ser humana. Se mais pessoas tivessem se juntado a nós ontem as 3 horas manhã poderíamos ter feito o canal pra que ela fosse para o fundo. Nenhuma autoridade está fazendo nada.”, afirmou Ana Souza, moradora envolvida com o caso desde o principio.
O Prensa conversou com o secretário, por telefone, na manhã desta quinta-feira (24), que afirmou que está seguindo todo o protocolo para casos como esse.
“Assim que fomos informados do caso, acionei as entidades credenciadas para esse tipo de resgate. Fizemos primeiramente contato com o INEA e em seguida com a empresa da Petrobrás responsável por esse atendimento. As 20h um biólogo esteve no local e confirmou que o resgate não poderia ser feito pelo barco da prefeitura. Seria preciso um rebocador, e que o procedimento era deixar o animal descansar até o dia seguinte.”, informou o secretário.
Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente está no local junto com os biólogos e um veterinário, que informam que algumas das ações que estão sendo feitas, com boa intenção, pelos moradores não colabora com as melhores condições do filhote de jubarte.
” A água jogada com baldes bloqueia o respirador do animal, e escavarem volta dela só está fazendo com que ela afunde ainda mais na areia.”, informou o biólogo responsável que está no local.
A jubarte, de acordo com informações da equipe da FCITECH, tem cerca de 4 anos, 11 metros de diâmetro, e cerca de 12 toneladas.
Não é a primeira vez que uma baleia encalha em uma praia de Búzios. Em 2010 uma baleia encalhou na Praia de Geribá e após quatro dias de diversas tentativas, infelizmente, o animal não resistiu e morreu.