Pular para o conteúdo
Search

Um filhote de  baleia jubarte encalhou na Praia da Marina , Búzios- RJ nesta quarta-feira(23), por volta das 17h30h. Moradores se mobilizaram, pelas redes sociais, acionaram as autoridades e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente  foi para o local.

Dois biólogos e um veterinário, enviados pela FCITECH, consultoria ambiental contratada pela Petrobrás para esses casos, informaram que o resgate não poderia ser feito por um barco comum, insclusive o da Guarda Ambiental. Seria preciso um rebocador de grande porte, e que  o procedimento era deixar o animal descansar até o dia seguinte.

Por volta das 23h30 um grupo de 10 pessoas estava no local com baldes tentando manter a baleia viva até a chegada de algum grupo de salvamento. O Grupo Alerta dos Mares também está, através de canais online,  convocando pessoas para ajudarem. Por   volta das 3h da manhã desta quinta-feira (24), quando a maré estava em seu pico, houve uma tentativa de moradores e, de acordo com o secretário de Meio Ambiente Cassio Cunha, também dele e da equipe do Meio Ambiente de Búzios, de empurrar o animal de volta para o mar. Foi em vão.

(Vídeo da moradora de Búzios Ana Souza)

 

Moradores, no entanto, contestaram a informação  e insistem, indignados,  que nada está sendo feito.

“Estou com vergonha de ser humana. Se mais pessoas tivessem se juntado a nós ontem as 3 horas manhã poderíamos ter feito o canal pra que ela fosse para o fundo. Nenhuma autoridade está fazendo nada.”, afirmou Ana Souza, moradora envolvida com o caso desde o principio.

O Prensa conversou com o secretário, por telefone, na manhã desta quinta-feira (24), que afirmou que está seguindo todo o protocolo para casos como esse.

“Assim que fomos  informados do caso, acionei as entidades credenciadas para esse tipo de resgate. Fizemos primeiramente contato com o INEA e em seguida com a empresa da Petrobrás responsável por esse atendimento. As 20h um biólogo  esteve no local e confirmou que o resgate não poderia ser feito pelo barco da  prefeitura. Seria preciso um rebocador, e que  o procedimento era deixar o animal descansar até o dia seguinte.”, informou o secretário.

Grupo de moradores tentando salvar a baleia
Grupo de moradores tentando salvar a baleia- Foto Ana Souza

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente está no local junto com os biólogos e um  veterinário, que informam que algumas das ações que estão sendo feitas, com  boa intenção, pelos  moradores não  colabora com as melhores condições do filhote de jubarte.

” A água jogada com baldes bloqueia o respirador do animal, e escavarem volta dela só está fazendo com que ela afunde ainda mais na areia.”, informou o biólogo responsável que está no local.

A jubarte, de acordo com informações da equipe da FCITECH, tem cerca de 4 anos, 11 metros de diâmetro, e cerca de 12 toneladas.

Não é a primeira vez que uma baleia encalha em uma praia de Búzios. Em 2010 uma baleia encalhou na Praia de Geribá e após quatro dias de diversas tentativas, infelizmente, o animal não resistiu e morreu.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.