Rio de Janeiro totaliza mais de 4500 pacientes confirmados e 402 óbitos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou neste domingo (19), mais um boletim atualizado que apresenta a evolução de casos do novo coronavírus nos municípios. O número de casos nas cidades de Macaé, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Iguaba, Arraial do Cabo e Búzios, área de cobertura da Prensa de Babel, aumentou significativamente. O painel segue com diferenças entre os números divulgados pela Secretaria e pelas Prefeituras de cada município.
Segundo dados da SES, no último sábado (11), eram 26 casos confirmados e 6 óbitos, agora são 67 confirmados e 8 óbitos. Macaé aumentou o número de confirmados de 6 para 19 casos, Rio das Ostras de 5 para 13, São Pedro da Aldeia de 4 para 12, Cabo Frio de 4 para 10, Iguaba Grande de 3 para 6. Arraial do Cabo permaneceu sem aumento de casos, contabilizando 3 no total. Búzios pulou de nenhum caso para 4 em menos de três dias.
Os óbitos também aumentaram nas cidades de Macaé e Rio das Ostras, de 1 para 4 e a cidade de São Pedro da Aldeia registrou o primeiro óbito. As cidades de Iguaba e Arraial do Cabo permanecem com o mesmo número de vítimas, duas e uma respectivamente. Cabo Frio e Búzios não registraram óbitos, segundo a SES.
As Prefeituras divulgaram, por meio de seus canais oficias, números maiores do que os divulgados pela SES. São 115 casos confirmados e 16 óbitos.
Em Macaé foram 51 casos confirmados e 6 óbitos, Rio das Ostras 26 e 4 óbitos, São Pedro 13 e 2 óbitos, Cabo Frio 9 casos confirmados, 1 óbito e 4 ainda em investigação, Iguaba Grande com 8 e 2 óbitos. Arraial do Cabo com 3 confirmados e 1 óbito. Por fim, Búzios registra 5 casos confirmados.
Autoridades e a COVID-19
O governador Wilson Witzel e o secretário de saúde estadual, Edmar Santos, testaram positivo para o novo coronavírus. O prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, é um dos casos confirmados do município e se recupera em isolamento domiciliar. O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, também cumpre isolamento domiciliar, aguardando resultado do exame para confirmação da suspeita de COVID-19.
Medidas de contenção nos municípios
Todas as cidades da região de cobertura da Prensa mantiveram as medidas de prevenção e contenção do vírus, sem alterações significantes nos decretos. Macaé e Búzios adotaram o uso obrigatório de máscara para toda a população. Cabo Frio prorrogou as medidas até o dia 30 de abril. Não houve mudanças na abertura do comércio, exceto em Búzios.
Mesmo diante dos números, de nenhum caso confirmado para 5 casos em 72h, o município flexibilizou o comércio pela segunda vez. Em coletiva de imprensa, por meio de videoconferência, na sexta-feira (17), o prefeito André Granado, confirmou a aplicação de 120 testes em moradores da cidade, sendo destes, 5 confirmados, 55 descartados e 60 aguardando resultado. O chefe do executivo confirmou a possibilidade novos casos dentro desse universo para os próximos dias.
Ao todo agora são 21 tipos de estabelecimentos permitidos na cidade. São eles, farmácias, mercados, peixarias, feiras hortifrutigranjeiras, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias e similares, lojas que comercializem produtos destinados a animais, água mineral, gás, postos de combustível com a finalidade de abastecimento de veículos, bancos, lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas, borracharias e chaveiros,oficinas mecânicas, borracharias, chaveiros, vidraçarias, floriculturas, hortos, lojas de tecido e armarinho.
Medidas de Prevenção
Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos; Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir; Utilizar álcool em gel nas mãos; Evitar tocar o rosto.