Problema com alagamentos são frequentes por toda a região, porém os moradores de determinados bairros das cidades de Armação dos Búzios e Rio das Ostras estão em um ciclo sem fim onde esperam pela chuva, vêm a água subir, alagar suas localidades e algumas (ou muitas horas) depois escoar. A Rasa é um desses locais. Um constante alagamento na Estada Justiniano de Souza, próximo ao ‘Super Mercado Avistão’ incomoda frequentemente os moradores com uma constante possibilidade de acidente, principalmente desde a chuva da última quarta-feira (4).
Segundo moradores não faz muito tempo ocorreu três acidentes por conta desses alagamentos. Eles comentam ainda que no local existem manilhas que poderiam ser utilizadas para ajudar no escoamento de água já que supostamente as que estão em uso estariam entupidas, mantendo a água que desce da praça parada formando o alagamento. O que facilita com que os motociclistas caiam e motoristas derrapem com os automóveis.
Alagamentos em Rio das Ostras
A chuva e a decorrente enchente também têm incomodado os moradores de Enseada das Gaivotas em Rio das Ostras. Argumentando que estão há anos abandonados pelo poder público, o bairro tem ruas sem pavimentação, sem capinar e, consequentemente, alagando frequentemente.
Uma moradora que não quis se identificar comenta que não consegue entender como Enseada das Gaivotas alaga tanto. “Não temos asfalto na rua. Então, na teoria, a água deveria tem para onde escoar. Mas nada é resolvido. Nosso IPTU aumentou 100%, mas não temos nem saneamento básico. Toda chuvinha fina que cai eu já fico sem sair de casa. Estou a ponto anunciar a venda da minha casa”, desabafou a moradora que vive em Enseada das Gaivotas há 12 anos.
Por conta do descaso, os moradores de Enseada das Gaivotas estão fazendo uma manifestação na Prefeitura às 16h nesta sexta-feira (6) para argumentar contra o aumento no IPTU do município e a falta de investimento no bairro.