Os moradores afirmam que já informaram as autoridades, mas não obtiveram sem resposta
Moradores do bairro Pontal do Peró e Caravelas, às margens da RJ 102, em Cabo Frio, manifestam insatisfação com as condições de estrutura do local. De acordo com a vizinhança, o lugar enfrenta problemas com água, esgoto, iluminação, pavimentação, coleta de lixo, e segurança.
A Presidente da Associação de Moradores do Caravelas, Mercely Cardoso, responsável pela localidade, relatou à Prensa que o bairro teve início em 1994, como um loteamento. Segundo ela, o crescimento no local foi se dando a partir da venda de lotes, com a promessa de que melhorias seriam feitas gradualmente. Em 2019, o lugar teve aprovação da Câmara Municipal como um bairro.
Uma das reclamações comuns entre os moradores são as inundações causadas quando há fortes chuvas. De acordo com Mercely, a água sobe na altura dos joelhos.
O engenheiro civil e morador do local, Dirceu Dias, afirma que os moradores já tentaram entrar em contato com as autoridades, mas não são atendidos. De acordo com o engenheiro, existe um documento apresentado pelo secretário de Desenvolvimento do município, Felipe Araújo, em que constam que alguns serviços públicos foram realizados no bairro. Mas, segundo Dirceu, não é verdade.
Wanderson Barreto é uma das pessoas que possuem casa no local, e afirma que o bairro, que fica próximo a uma Unidade de Preservação Ambiental (APA Pau Brasil), ainda sofre com problemas de infra-estrutura.
“Moro no Rio, mas temos casa lá desde o ano 2000. Somos uma das primeiras famílias a chegar no local. Passamos todos os carnavais lá e alguns outros feriadões. E meus pais, em um futuro breve, deverão morar de vez no Pontal. Assim como eles, outras tantas famílias moram lá, e aguardam que os ‘desgovernos’ façam algo. O local é lindo por si só, porém, abandonado.”, disse.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Cabo Frio não respondeu aos questionamentos da Prensa.