Após anos de reivindicação, o bairro da Maria Joaquina, localizado no Segundo Distrito de Cabo Frio, recebeu na manhã desta segunda-feira (13), uma ambulância 24 horas.
Considerada Semi UTI, a ambulância é equipada com oxigênio e respirador mecânico, entre outros aparelhos, e vai permanecer baseada no bairro para atendimento dos moradores e está preparada para transferência de pacientes que necessitem de atendimento mais detalhado ou para possíveis casos de COVID-19 para encaminhamento ao Hospital Unilagos, referência no atendimento destes casos.
Uma pequena cerimônia com presença do prefeito Adriano Moreno e do secretario de Saúde, Iranildo Campos, marcou a entrega do veículo e também a reabertura do Posto de Atendimento Médico (PAM), que passou por reforma. A unidade de saúde recebeu manutenção interna e externa, troca de fiação elétrica, pintura geral e limpeza.
“Desde que assumi o governo em 2018, a gente já tinha em mente trazer uma ambulância 24h pra cá. E veio num momento importante, junto com a abertura do Hospital Unilagos, que é de referência para o coronavírus. Qualquer morador de Maria Joaquina que venha a passar mal, tem condições de ser transferido rapidamente com respirador, com oxigênio, para este hospital onde temos 21 vagas de UTI”, explica o prefeito Adriano, que ainda afirma que em breve virão mais três ambulâncias para a cidade de Cabo Frio, e se diz satisfeito em conseguir atender a comunidade, apesar das grandes dificuldades que o município enfrenta.
Para o presidente da Associação de Moradores da Maria Joaquina, Flávio Campanha, a chegada da ambulância representa dignidade e também liberdade.
“Aqui a gente tinha que ter hora para adoecer. Ninguém podia adoecer depois de cinco da tarde, nem nos finais de semana e feriados. Agora com esta ambulância, precisando é só entrar em contato com o posto para ser conduzido ao hospital do município. Isso é liberdade e dignidade. Nós não tínhamos dignidade, principalmente na questão da saúde”, resume.
Vacinação nesta terça-feira
De acordo com o prefeito Adriano, nesta terça-feira o posto da Maria Joaquina receberá o primeiro lote de vacinas contra a gripe. Ele reiterou que o estado é o responsável pela entrega dos lotes, e os municípios precisam aguardar a chegada das doses para promover a vacinação em todas as localidades. Adriano destacou que por enquanto estão sendo vacinadas as pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas.