A cervejaria carioca com mais prêmios internacionais está aportando no Aretê Búzios. O bairro planejado com mais de 6 milhões de metros quadrados cercado de verde e canais navegáveis, com casas e lotes, além de escola, marina, aeroporto, hotel e clube, é a nova sede da Cervejaria Búzios. Com produção mensal de até 60 mil litros de cerveja e chope ao mês, a fábrica já está em operação e em breve abrirá às portas ao público para degustação de seus 10 rótulos.
Criada em 2010 pelos sócios Luiz Rogério e Vera Rodrigues, a Cervejaria Búzios foi uma das pioneiras na fabricação de cervejas artesanais no Rio de Janeiro. Desde então não parou de crescer ampliando a atuação no mercado e ganhando diversos prêmios nacionais e internacionais. São nove rótulos sofisticados e descontraídos inspirados no balneário: Aretê, Geribá, Tartaruga, Armação, Manguinhos, Brava, Ferradura, Forno e Brigitte, uma das cinco cervejas premiadas, vencedora na categoria de melhor do mundo no estilo Witibier no “World Beer Award 2017”, na Inglaterra. Recentemente a dupla de químicos lançou a 8H, uma session ipa, produzida com lúpulo de uma fazenda de Friburgo, com sua flor introduzida na brassagem em até 8h após a colheita.
No aniversário de 10 anos da Cervejaria, foi desenvolvida a Bravíssima, uma imperial IPA elaborada com 10 tipos de maltes, 10 tipos de lúpulos e 10 % de teor alcoólico para comemorar os “10 anos de praia” da marca carioca.
“Estamos desenvolvendo mais três cervejas: uma Hop Lager, uma NEIPA e uma surpresa que será divulgada no Mondial de La Biere, em dezembro”, destaca Vera Rodrigues.
Os rótulos da Cervejaria Búzios podem ser encontrados em bares e restaurantes em Búzios e na capital, além de mercados como o Zona Sul e o Uptown.
ARETÊ – Session Ipa.
A cerveja para celebrar a vida.
Origem: A Búzios Aretê se inspirou no novo bairro de mesmo nome.
Paladar: O frescor da natureza e a prática de esporte no local combinam perfeitamente com a leveza e intensidade do aroma do estilo Session Ipa.
Harmoniza com comida mexicana, carne suína, petiscos fritos, queijos semiduros e outras comidas temperadas.
Ficha Técnica
Estilo: Session Ipa
Álcool: 4,2% v/v
Ingredientes: Água, malte de cevada, aveia e lúpulos americanos.
Temperatura ideal: 4º a 6º
Brigitte – Witbier
A cerveja Búzios Brigitte acompanha o estilo Witbier ou Biere Blanche. Trata-se de uma cerveja de trigo, de cor bastante clara e espuma consistente; condimentada com semente de coentro e com casca de laranja. Sua característica cítrica, levemente acida, o corpo médio e o aroma suave, fazem com que a Búzios Brigitte combine com verão e praia. Sendo uma cerveja (loira) muito clara e temperada, não poderia ser batizada com outro nome
Brava – American Ipa
A Búzios Brava é uma cerveja que possui amargor pronunciado e agradável, cor em tons de cobre, creme consistente e duradouro e, como destaque, um intenso aroma dos lúpulos americanos utilizados na etapa de dry-hopping. O estilo impetuoso dessa cerveja só poderia combinar com a praia Brava. Harmoniza com carnes, peixes, aves de sabor marcante e queijos fortes.
Ferradura – Belgian Strong Golden Ale
A praia da Ferradura, com suas águas transparentes, serviu de inspiração para a sétima criação da cervejaria: a cerveja Búzios Ferradura. A cerveja se apresenta dourada e efervescente, com suave amargor e aroma de fruta. Harmoniza com risotos, queijos temperados e frutos do mar.
Forno – Irish Red Ale
A Búzios Forno é inspirada na Praia do Forno, cuja areia possui veios com tons avermelhados. Sabor e dulçor moderado de malte caramelo, leve tostado e algo de toffee. Final com um leve gosto de grão torrado, que propicia uma típica secura.
Uso de lúpulos ingleses garantem forte adesão ao estilo e aparecem apenas em segundo plano no aroma, estando mais presentes no sabor, garantindo o equilíbrio entre o dulçor dos maltes e o amargor. Harmoniza com queijos, pizza de calabresa, carpaccio e carnes temperadas.
Geribá – Premium American Larger
A cerveja Búzios Geribá segue o estilo Premium American Lager. Produzida com malte claro e três tipos de lúpulos, possui aroma com notas cítricas, cor cristalina amarela médio, com espuma cremosa e persistente. Caracteriza-se como uma cerveja leve e refrescante, ideal para ser degustada em um belo dia de sol. Acompanhando as características da praia que a inspirou, a Búzios Gerida é uma cerveja super “descolada”. Harmoniza com queijos macios e cremosos, frutos do mar leves, como lulas e peixes claros. Acompanha carnes claras como frango, risotos e petiscos tipo bolinho de bacalhau, além de comida japonesa, tais como sushi e sashimi.
Tartaruga – Weiss Bier
A Búzios Tartaruga segue o estilo das cervejas Weizen alemães. É uma cerveja leve e refrescante, com aromas de especiarias e frutas, característicos desse estilo. Sugerimos que seja degustada lentamente, para a plena percepção do conjunto de sabores e aromas.
Harmoniza com salsichas, batatas, assados e petiscos.
Armação – Bohemian Pilsner
A cerveja Búzios Armação é uma lager, do tipo Bohemian Pilsner. Produzida com três tipos de maltes e com o famoso lupulo Sahaz, sua degustação permite saborear o perfeito equilíbrio entre doçura e o amargor. Possui um riquíssimo e agradável buquê e sua cor dourada e cristalina contrasta com uma espuma branca, densa e persistente. É uma cerveja estilosa que retrata precisamente a mistura de sofisticação e descontração da praia da Armação.
Manguinhos – Munich Dunkel
A cerveja Búzios Manguinhos segue o estilo Munique Dunkel. Produzida a partir de cinco tipos de maltes e três tipos de lúpulos. É uma cerveja complexa, com formação de espuma consistente. Apresenta aroma levemente doce, com notas de café e chocolate. Equilibra o dulçor dos maltes, com amargor dos lúpulos e um leve sabor torrado. Uma cerveja perfeita para ser degustada admirando a lua, em um jantar romântico.
8H – Session Ipa
A Búzios 8H foi criada em colaboração com a cervejaria Tio Ruy, com o somellier José Padilha e foi produzida com Lúpulo colhido em Friburgo, na plantação do nosso querido e inesquecível Paulo Cordeiro (in memorium), juntamente com a Moema cordeiro e auxiliares.
A flor do Lupulo foi introduzida na brassagem em até 8h de colhida. Deixando a cerveja super fresca e saborosa!