Pular para o conteúdo
Search

Aretê é a nova sede da premiada Cervejaria Búzios

Com capacidade para produzir até 60 mil litros por mês, a fábrica abrirá às portas ao público em breve

A cervejaria carioca com mais prêmios internacionais está aportando no Aretê Búzios. O bairro planejado com mais de 6 milhões de metros quadrados cercado de verde e canais navegáveis, com casas e lotes, além de escola, marina, aeroporto, hotel e clube, é a nova sede da Cervejaria Búzios. Com produção mensal de até 60 mil litros de cerveja e chope ao mês, a fábrica já está em operação e em breve abrirá às portas ao público para degustação de seus 10 rótulos.

Criada em 2010 pelos sócios Luiz Rogério e Vera Rodrigues, a Cervejaria Búzios foi uma das pioneiras na fabricação de cervejas artesanais no Rio de Janeiro. Desde então não parou de crescer ampliando a atuação no mercado e ganhando diversos prêmios nacionais e internacionais. São nove rótulos sofisticados e descontraídos inspirados no balneário: Aretê, Geribá, Tartaruga, Armação, Manguinhos, Brava, Ferradura, Forno e Brigitte, uma das cinco cervejas premiadas, vencedora na categoria de melhor do mundo no estilo Witibier no “World Beer Award 2017”, na Inglaterra. Recentemente a dupla de químicos lançou a 8H, uma session ipa, produzida com lúpulo de uma fazenda de Friburgo, com sua flor introduzida na brassagem em até 8h após a colheita.

Criada em 2010 pelos sócios Luiz Rogério e Vera Rodrigues, a Cervejaria Búzios foi uma das pioneiras na fabricação de cervejas artesanais no Rio de Janeiro – Gonzalo Arselli

No aniversário de 10 anos da Cervejaria, foi desenvolvida a Bravíssima, uma imperial IPA elaborada com 10 tipos de maltes, 10 tipos de lúpulos e 10 % de teor alcoólico para comemorar os “10 anos de praia” da marca carioca.

“Estamos desenvolvendo mais três cervejas: uma Hop Lager, uma NEIPA e uma surpresa que será divulgada no Mondial de La Biere, em dezembro”, destaca Vera Rodrigues.

A Session Ipa com o sabor de Búzios para o mundo

Os rótulos da Cervejaria Búzios podem ser encontrados em bares e restaurantes em Búzios e na capital, além de mercados como o Zona Sul e o Uptown.

ARETÊ – Session Ipa.

A cerveja para celebrar a vida.

Origem: A Búzios Aretê se inspirou no novo bairro de mesmo nome.

Paladar: O frescor da natureza e a prática de esporte no local combinam perfeitamente com a leveza e intensidade do aroma do estilo Session Ipa.

Harmoniza com comida mexicana, carne suína, petiscos fritos, queijos semiduros e outras comidas temperadas.

Ficha Técnica

Estilo: Session Ipa

Álcool: 4,2% v/v

Ingredientes: Água, malte de cevada, aveia e lúpulos americanos.

Temperatura ideal: 4º a 6º

Brigitte – Witbier

A cerveja Búzios Brigitte acompanha o estilo Witbier ou Biere Blanche. Trata-se de uma cerveja de trigo, de cor bastante clara e espuma consistente; condimentada com semente de coentro e com casca de laranja. Sua característica cítrica, levemente acida, o corpo médio e o aroma suave, fazem com que a Búzios Brigitte combine com verão e praia. Sendo uma cerveja (loira) muito clara e temperada, não poderia ser batizada com outro nome

Brava – American Ipa

A Búzios Brava é uma cerveja que possui amargor pronunciado e agradável, cor em tons de cobre, creme consistente e duradouro e, como destaque, um intenso aroma dos lúpulos americanos utilizados na etapa de dry-hopping. O estilo impetuoso dessa cerveja só poderia combinar com a praia Brava. Harmoniza com carnes, peixes, aves de sabor marcante e queijos fortes.

Ferradura – Belgian Strong Golden Ale

A praia da Ferradura, com suas águas transparentes, serviu de inspiração para a sétima criação da cervejaria: a cerveja Búzios Ferradura. A cerveja se apresenta dourada e efervescente, com suave amargor e aroma de fruta. Harmoniza com risotos, queijos temperados e frutos do mar.

Forno – Irish Red Ale

A Búzios Forno é inspirada na Praia do Forno, cuja areia possui veios com tons avermelhados. Sabor e dulçor moderado de malte caramelo, leve tostado e algo de toffee. Final com um leve gosto de grão torrado, que propicia uma típica secura.

Uso de lúpulos ingleses garantem forte adesão ao estilo e aparecem apenas em segundo plano no aroma, estando mais presentes no sabor, garantindo o equilíbrio entre o dulçor dos maltes e o amargor. Harmoniza com queijos, pizza de calabresa, carpaccio e carnes temperadas.

Geribá – Premium American Larger

A cerveja Búzios Geribá segue o estilo Premium American Lager. Produzida com malte claro e três tipos de lúpulos, possui aroma com notas cítricas, cor cristalina amarela médio, com espuma cremosa e persistente. Caracteriza-se como uma cerveja leve e refrescante, ideal para ser degustada em um belo dia de sol. Acompanhando as características da praia que a inspirou, a Búzios Gerida é uma cerveja super “descolada”. Harmoniza com queijos macios e cremosos, frutos do mar leves, como lulas e peixes claros. Acompanha carnes claras como frango, risotos e petiscos tipo bolinho de bacalhau, além de comida japonesa, tais como sushi e sashimi.

Tartaruga – Weiss Bier

A Búzios Tartaruga segue o estilo das cervejas Weizen alemães. É uma cerveja leve e refrescante, com aromas de especiarias e frutas, característicos desse estilo. Sugerimos que seja degustada lentamente, para a plena percepção do conjunto de sabores e aromas.

Harmoniza com salsichas, batatas, assados e petiscos.

Armação – Bohemian Pilsner

A cerveja Búzios Armação é uma lager, do tipo Bohemian Pilsner. Produzida com três tipos de maltes e com o famoso lupulo Sahaz, sua degustação permite saborear o perfeito equilíbrio entre doçura e o amargor. Possui um riquíssimo e agradável buquê e sua cor dourada e cristalina contrasta com uma espuma branca, densa e persistente. É uma cerveja estilosa que retrata precisamente a mistura de sofisticação e descontração da praia da Armação.

Manguinhos – Munich Dunkel

A cerveja Búzios Manguinhos segue o estilo Munique Dunkel. Produzida a partir de cinco tipos de maltes e três tipos de lúpulos. É uma cerveja complexa, com formação de espuma consistente. Apresenta aroma levemente doce, com notas de café e chocolate. Equilibra o dulçor dos maltes, com amargor dos lúpulos e um leve sabor torrado. Uma cerveja perfeita para ser degustada admirando a lua, em um jantar romântico.

8H – Session Ipa

A Búzios 8H foi criada em colaboração com a cervejaria Tio Ruy, com o somellier José Padilha e foi produzida com Lúpulo colhido em Friburgo, na plantação do nosso querido e inesquecível Paulo Cordeiro (in memorium), juntamente com a Moema cordeiro e auxiliares.

A flor do Lupulo foi introduzida na brassagem em até 8h de colhida. Deixando a cerveja super fresca e saborosa!

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.