Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Bailarinos de Maricá são selecionados para curso no Ballet Nacional de Cuba em 2026

Quatro jovens participarão de formação internacional em Havana após audição realizada no CEU da Mumbuca
Seleção reuniu 16 candidatos e premiou quatro talentos que representarão Maricá em formação no Ballet Nacional de Cuba / foto Flavia Eliza
Seleção reuniu 16 candidatos e premiou quatro talentos que representarão Maricá em formação no Ballet Nacional de Cuba / foto Flavia Eliza

A Prefeitura de Maricá divulgou nesta quarta-feira (8) os nomes dos quatro bailarinos selecionados para participar do curso profissionalizante do Ballet Nacional de Cuba, que acontecerá em janeiro de 2026, em Havana. Os escolhidos são Nathalia Rosa, Bruna Silveira Rocha, Pamela Philigret e Murillo Bonfatti, aprovados em audição realizada no dia 24 de setembro no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.

A banca avaliadora foi composta por Carlos Cabral, solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que aplicou a prova, Elid Bittencourt, professora da mesma instituição, e Fran Mello, diretor da Companhia de Ballet de Niterói. Entre os critérios considerados estavam precisão técnica, musicalidade, expressão cênica e potencial artístico. Ao todo, 16 bailarinos, com idades entre 17 e 23 anos, participaram da seleção.

O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, destacou a relevância da iniciativa. “Queremos, através dessas audições públicas, não só formar profissionais em parceria com o Ballet Nacional de Cuba, mas também promover inclusão, geração de renda e oportunidades de trabalho no município”, disse.

De acordo com a coordenadora de Dança da secretaria, Lídia Maria Fernandes, os alunos terão uma imersão artística e técnica em uma das metodologias mais respeitadas do mundo, a Escola Cubana de Ballet, com aulas intensivas de técnica clássica, repertório, pas de deux, contemporâneo, musicalidade e preparação cênica.
“Essa é uma conquista coletiva. Maricá mostra que acredita na dança como instrumento de transformação e projeção internacional de seus artistas”, afirmou.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Quebra-molas instalado pelo DER-RJ sem aviso causa caos no trânsito em Búzios; Prefeitura esclarece

Haber Produções abre inscrições para evento online de criptoarte em Macaé

Novos cursos gratuitos do SENAC em Búzios têm foco na capacitação de mulheres

Espetáculo “Corpos em Canção” celebra o feminino com músicas de Chico Buarque em São Pedro da Aldeia

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]