A Prefeitura de Maricá divulgou nesta quarta-feira (8) os nomes dos quatro bailarinos selecionados para participar do curso profissionalizante do Ballet Nacional de Cuba, que acontecerá em janeiro de 2026, em Havana. Os escolhidos são Nathalia Rosa, Bruna Silveira Rocha, Pamela Philigret e Murillo Bonfatti, aprovados em audição realizada no dia 24 de setembro no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.
A banca avaliadora foi composta por Carlos Cabral, solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que aplicou a prova, Elid Bittencourt, professora da mesma instituição, e Fran Mello, diretor da Companhia de Ballet de Niterói. Entre os critérios considerados estavam precisão técnica, musicalidade, expressão cênica e potencial artístico. Ao todo, 16 bailarinos, com idades entre 17 e 23 anos, participaram da seleção.
O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, destacou a relevância da iniciativa. “Queremos, através dessas audições públicas, não só formar profissionais em parceria com o Ballet Nacional de Cuba, mas também promover inclusão, geração de renda e oportunidades de trabalho no município”, disse.
De acordo com a coordenadora de Dança da secretaria, Lídia Maria Fernandes, os alunos terão uma imersão artística e técnica em uma das metodologias mais respeitadas do mundo, a Escola Cubana de Ballet, com aulas intensivas de técnica clássica, repertório, pas de deux, contemporâneo, musicalidade e preparação cênica.
“Essa é uma conquista coletiva. Maricá mostra que acredita na dança como instrumento de transformação e projeção internacional de seus artistas”, afirmou.