A Azul Linhas Aéreas anunciou que suspenderá seus voos comerciais para Cabo Frio a partir de março de 2025. A decisão, divulgada pelo site Tudo de Viagem, inclui o cancelamento de voos programados para o Carnaval, afetando passageiros que já haviam adquirido passagens. Atualmente, a companhia opera rotas diretas entre Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) e Cabo Frio, conectando turistas e moradores de outros municípios da Região dos Lagos, como Búzios e Arraial do Cabo.
Segundo nota oficial da Azul, o aumento nos custos operacionais, a alta do dólar e ajustes na relação entre oferta e demanda foram determinantes para a suspensão das operações. “Mudanças fazem parte do planejamento operacional da companhia, que realiza constantes reavaliações das bases para ajustar sua capacidade à demanda”, informou a empresa. A Azul garantiu ainda que prestará assistência aos clientes impactados, conforme determina a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Impacto no Turismo e Alta Temporada
Em outubro de 2024, a Azul havia anunciado um reforço na malha aérea com 214 voos extras para Cabo Frio durante a alta temporada, transportando mais de 25 mil passageiros em aeronaves Embraer, com capacidade para até 118 pessoas. Essas operações se encerraram em 2 de fevereiro deste ano.
Outras cidades também serão afetadas
Além de Cabo Frio, outras localidades perderão operações da Azul a partir de março, como Campos dos Goytacazes (RJ), Paranaíba (PI), São Raimundo Nonato (PI), Barreirinhas (MA), Mossoró (RN) e Jericoacoara (CE).