Search
Degradê com CSS
Publicidade

Avanço em obra renova esperança por fim do lançamento de esgoto na praia de Manguinhos

Historicamente, água que desce para Rua Rancho Mutã é misturada a dejetos lançados em Cem Braças
A promessa do secretário de obras é de que essa cena, da Praia de Manguinhos,  está com dias contados - Grupo Prensa de Babel
A promessa do secretário de obras é de que essa cena, da Praia de Manguinhos, está com dias contados - Grupo Prensa de Babel
Publicidade

Ao que tudo indica, uma antiga preocupação de ambientalistas e da população, o despejo de esgoto na Praia de Manguinhos pode estar com os dias contados. Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Obras e Projetos de Búzios avançou no projeto para eliminar a emissão de dejetos in natura no local, por onde escorre historicamente em meio à água da chuva que desce pela Rua Rancho Mutã.

Conforme já declarado em entrevista exclusiva à Prensa no mês passado, o secretário Miguel Pereira abriu fogo contra o despejo irregular de esgoto na rede, especialmente em Cem Braças. Nesta terça, o trabalho foi realizado em duas frentes: na intervenção de recuperação da comporta no DPO de Manguinhos e no desvio para a estação de tratamento.

“Fiquei o dia todo na rua com o pessoal da Prolagos e com a outra equipe que está fazendo o trabalho lá embaixo, na entrada da Cem Braças também.

Danos à comporta no sistema de tempo seco ocasionou despejo de esgoto na Praia de Manguinhos mesmo sem chuva – Circulação livre

Nós estamos fazendo uma operação, vamos monitorar, para poder eliminar de vez o esgoto que sai lá. A gente vai ficar atento se tem ramificações de outros lugares que chegam lá também”, anuncia.

O secretário não deu maiores detalhes dos próximos passos das obras, mas o trabalho vai ao encontro da intenção anunciada por ele no bate-papo com o portal, há cerca de 20 dias. No momento, segundo apurou a Prensa, mesmo sem chuva, o esgoto desce para a praia, em razão de danos à comporta no sistema de tempo seco. Ela teria sido danificada acidentalmente na última chuva forte registrada no município”.

A afirmação é de que finalmente o esgoto de Cem Braças será desviado para a estação de tratamento

“Na Cem Braças, você joga quando chove muito, o volume é muito grande. Ali é uma bacia, Cem Braças está mais abaixo, você recebe água de São José, de Tucuns, do Capão, junta tudo ali e as bombas vão jogar. E agora, estamos preocupados em eliminar os esgotos porque aí você só vai jogar água limpa, mesma que o volume seja grande. Esse é um trabalho que nunca ninguém fez, fizeram lá um filtro que nunca filtrou nada”, disse, à época.

A intervenção em Cem Braças faz parte de um amplo projeto de drenagem e saneamento, que é uma das apostas do governo municipal. Uma lagoa de drenagem no Capão com 11 mil metros cúbicos de volume está em fase final de construção.

O sistema de drenagem prevê que toda água dos brejos seja desviada para a lagoa. O conceito é trabalhar com “pulmões” em São José, Capão (Lagoa) e Cem Braças, para suportar até 500ml de chuva.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Radares desligados em rodovias do RJ geram dúvidas e preocupações entre motoristas

Deputado Yuri Moura anuncia na Alerj criação de grupo para revisar contratos da Prolagos; concessionária se pronuncia

Giro Cultural agita Macaé com programação de arte, literatura, música e cinema

Buchecha comanda show na inauguração de cinema em São Pedro

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade