Search
Degradê com CSS

Avaliadores da UNESCO visitam primeiros atrativos do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas

Comitiva avaliadora passará por Búzios nesta quarta-feira (24)
Geoparque - Unesco - Credito Condetur Costa do Sol
Geoparque - Unesco - Credito Condetur Costa do Sol

No primeiro dia de visitas aos atrativos do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas da Costa do Sol do Rio de Janeiro, os avaliadores da UNESCO, Artur Sá representante de Portugal e Miguel Cruz do México, passaram por Maricá, onde visitaram Ponta Negra, Gruta e Praia da Sacristia, Saquarema (Promontório da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e Praia de Itaúna), Araruama (Lagoa Vermelha), Arraial do Cabo (Brejo do Espinho e Pontal do Atalaia), Iguaba Grande (Pedra da Salga e Lagoa de Araruama) e São Pedro da Aldeia (Praia da Baleia e Colônia de Pesca da Baleia). Para esta quarta-feira (24), o roteiro segue em Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.

Segundo Marco Navega, presidente do Condetur Costa do Sol, entidade coordenadora da visita, juntamente com o Contur da Costa Doce e o Conselho Gestor do Geoparque “Os avaliadores estão gostando do que estão vendo”. Os representantes estão realizando as visitas orientados pela Professora Katia Mansur da UFRJ.

Até sexta-feira (26), a dupla irá analisar as condições para conceder ao conjunto de atrativos naturais e culturais da região o título de Geoparque Mundial da UNESCO, chancela de prestígio internacional que valoriza boas práticas de gestão territorial, reconhece o patrimônio existente e promove o desenvolvimento local. O roteiro inclui ainda Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, abordando os 16 municípios que compõem o Geoparque.

Criado em 2011 e com área de quase 11 mil km², o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas soma mais de 460 km de litoral, indo de Maricá à São Francisco de Itabapoana. Compreende áreas de interesse científico, didático e pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico, cultural e ecológico, espalhando-se por 16 municípios. Cerca de 15% de toda a área corresponde à Unidades de Conservação municipal, estadual ou federal, além de espelhos d´água de lagoas e lagunas além de rios de grande importância hídrica para o Estado e a Região.

O objetivo da criação do geoparque e da busca por chancelas mundiais é a conservação de uma área com beleza e conteúdo geocientífico singular. O sítio compreende costões com mais de dois bilhões de anos de história geológica, flora e fauna endêmicas e lagunas hipersalinas. Vestígios arqueológicos e sítios de interesse histórico e cultural também fazem parte do geoparque, em especial, os relacionados às primeiras povoações brasileiras, à exploração do pau-brasil, à invasão francesa em Cabo Frio e ao caminho dos Jesuítas.

Riquíssima, a região foi registrada nas passagens de naturalistas como Charles Darwin, príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied e Saint-Hilaire. E ainda tem os faróis, as histórias dos naufrágios, as construções tombadas, as lendas e os mitos contadas pela população caiçara e quilombola.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!