Menu

Cidades

Autoridades debatem sustentabilidade em Congresso Internacional de Resíduos Sólidos em Búzios

Evento histórico em Búzios contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, além de representantes e prefeitos dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
WhatsApp Image 2023-10-24 at 16.56.33

Autoridades e representantes do estado se uniram para debater questões cruciais relacionadas à sustentabilidade e à gestão de resíduos sólidos. Esse momento aconteceu nesta terça-feira (24), durante a abertura do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS).

O evento, realizado no Centro de Convenções do Hotel Atlântico, em Búzios, contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, que fez a abertura oficial.

Pampolha destacou a importância de abordar desafios individuais de cada cidade para, de forma colaborativa, encontrar soluções para todo o estado.

“É muito importante que cada cidade traga a própria visão e desafio, para que de forma cooperativa a gente busque ajudar cada região quanto estado, fazendo a nossa parte,” disse o vice-governador.

A mesa central do evento contou ainda com a presença do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Philipe Campello, e do prefeito de Búzios, Alexandre Martins, anfitrião do congresso.

Martins enfatizou a importância da preservação ambiental, destacando os investimentos em atrativos turísticos e na rede separatista de esgoto.

“Para mim é um orgulho receber todos vocês. Búzios tem uma beleza natural e nós temos focado muito nas nossas trilhas além das praias, um exemplo de investimentos em atrativos para moradores e turistas. Por isso comemoro o quanto avançamos na rede separatista de esgoto, pois uma cidade que vive praia e meio ambiente precisa preservar”, disse o prefeito de Búzios.

Também marcaram a presença os prefeitos e representantes das 92 cidades do Rio de Janeiro, que expressaram seu apoio à secretaria estadual do meio ambiente e seu compromisso com o interior do estado.

A cerimônia de abertura do congresso continua a partir das 18h, com a palestra magna de Aline Sousa, diretora da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (CENTCOOP).

A programação segue até sexta-feira (27), com diversas atividades.

O Congresso Internacional de Resíduos Sólidos tem como objetivo central fomentar ações práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, sob o lema “Práticas Sustentáveis Rumo a 2030”. O evento reúne pesquisadores, representantes governamentais, estudantes, empresários, catadores e membros da sociedade civil para discutir temas cruciais sobre a gestão de resíduos sólidos, economia circular, inovação e seu impacto no clima.

Além das discussões, o congresso servirá como uma plataforma para a divulgação dos estudos acadêmicos mais recentes na área, proporcionando uma visão aprofundada das tendências e tecnologias emergentes. A conexão entre instituições públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais, será fortemente incentivada, visando criar parcerias que impulsionem a implementação de soluções eficazes.

Para mais informações e inscrições, visite o site oficial do congresso em link.

O CIRS Búzios é organizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com o apoio de instituições notáveis, como a Prefeitura de Búzios, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, a FAPERJ, a UNESCO e a Firjan. Este evento promete ser um marco importante na busca por soluções sustentáveis na gestão de resíduos sólidos.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país

Debate público sobre sustentabilidade terá presença de Marina Silva em Macaé

Búzios inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos