Autoridades e representantes do estado se uniram para debater questões cruciais relacionadas à sustentabilidade e à gestão de resíduos sólidos. Esse momento aconteceu nesta terça-feira (24), durante a abertura do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS).
O evento, realizado no Centro de Convenções do Hotel Atlântico, em Búzios, contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, que fez a abertura oficial.
Pampolha destacou a importância de abordar desafios individuais de cada cidade para, de forma colaborativa, encontrar soluções para todo o estado.
“É muito importante que cada cidade traga a própria visão e desafio, para que de forma cooperativa a gente busque ajudar cada região quanto estado, fazendo a nossa parte,” disse o vice-governador.
A mesa central do evento contou ainda com a presença do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Philipe Campello, e do prefeito de Búzios, Alexandre Martins, anfitrião do congresso.
Martins enfatizou a importância da preservação ambiental, destacando os investimentos em atrativos turísticos e na rede separatista de esgoto.
“Para mim é um orgulho receber todos vocês. Búzios tem uma beleza natural e nós temos focado muito nas nossas trilhas além das praias, um exemplo de investimentos em atrativos para moradores e turistas. Por isso comemoro o quanto avançamos na rede separatista de esgoto, pois uma cidade que vive praia e meio ambiente precisa preservar”, disse o prefeito de Búzios.
Também marcaram a presença os prefeitos e representantes das 92 cidades do Rio de Janeiro, que expressaram seu apoio à secretaria estadual do meio ambiente e seu compromisso com o interior do estado.
A cerimônia de abertura do congresso continua a partir das 18h, com a palestra magna de Aline Sousa, diretora da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (CENTCOOP).
A programação segue até sexta-feira (27), com diversas atividades.
O Congresso Internacional de Resíduos Sólidos tem como objetivo central fomentar ações práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, sob o lema “Práticas Sustentáveis Rumo a 2030”. O evento reúne pesquisadores, representantes governamentais, estudantes, empresários, catadores e membros da sociedade civil para discutir temas cruciais sobre a gestão de resíduos sólidos, economia circular, inovação e seu impacto no clima.
Além das discussões, o congresso servirá como uma plataforma para a divulgação dos estudos acadêmicos mais recentes na área, proporcionando uma visão aprofundada das tendências e tecnologias emergentes. A conexão entre instituições públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais, será fortemente incentivada, visando criar parcerias que impulsionem a implementação de soluções eficazes.
Para mais informações e inscrições, visite o site oficial do congresso em link.
O CIRS Búzios é organizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com o apoio de instituições notáveis, como a Prefeitura de Búzios, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, a FAPERJ, a UNESCO e a Firjan. Este evento promete ser um marco importante na busca por soluções sustentáveis na gestão de resíduos sólidos.