Programa avaliou quesitos como transparência, controle interno e integridade
A Companhia de Serviços de Cabo Frio, COMSERCAF, ficou em sexto lugar no estado e em primeiro, na Região dos Lagos, no Projeto ‘Edificando o Controle Interno’, promovido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O programa avaliou outras 45 autarquias em todo o estado, nos quesitos transparência, controle interno, estrutura e desenvolvimento, auditoria e integridade.
A autarquia é responsável por exercer e fiscalizar a execução dos serviços de limpeza, iluminação pública, resíduos sólidos e demais serviços de manutenção pública em Cabo FriO.
A avaliação teve início em setembro de 2019. Desde então, foram identificadas ações e medidas adotadas para promover a criação, implementação e regulamentação das Controladorias. Por meio de pesquisas respondidas pelos titulares dos órgãos de Controle Interno e monitoramentos periódicos, o projeto também pôde conhecer o trabalho desenvolvido pelas autarquias.
“O resultado vem após um período de intervenção, onde a imagem da autarquia estava abalada. Após muita dedicação de toda a equipe e cumprimento das determinações legais, é muito gratificante receber esse retorno positivo”, comentou Alexandre Maia Leite, controlador autárquico.
O programa tem como objetivo fomentar a transparência, participação e controle social. Obter o reconhecimento por meio de um projeto desenvolvido pelo Ministério Público é reflexo das boas práticas e trabalho árduo de uma gestão comprometida com os interesses da sociedade.