Search
Degradê com CSS

Aumento de contribuição previdenciária em Rio das Ostras é barrada

foto2_3741

Os servidores e aposentados da Prefeitura de Rio das Ostras que recebem acima do teto do INSS iriam ter aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Carlos Augusto Balthazar. Após a votação favorável pela maioria dos parlamentares, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SindServ-RO informou sobre a inconstitucionalidade da matéria ao Chefe do Executivo. Ainda assim, a Lei foi sancionada e passou a valer.

O SindServ-RO entraria com uma ação para barrar a medida e reiterou sua posição à Procuradoria do Município, alegando que, a exemplo do que aconteceu em nível federal diante da suspensão da Medida Provisória 805/2017, que a Lei Municipal, adotando os mesmos padrões, também seria inconstitucional e o Sindicato moveria o pedido de liminar, de modo a impedir o reajuste previdenciário, que seria descontado no contracheque dos funcionários da Prefeitura a partir de janeiro.

Contudo, no último dia 22, a mesma Lei foi suspensa, pautada na decisão do ministro Ricardo Lewandowski e na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5809), que concedeu liminar após a denúncia do PSOL sobre a MP 805, assinada por Michel Temer.

“Essa é mais uma ação favorável à nossa categoria. Aumentar a alíquota da contribuição previdenciária dessa forma se caracteriza como redução salarial, o que é inconstitucional. Não vamos permitir”, declarou o coordenador geral do SindServ-RO, Alekisandro Portela.

 Foto de capa  ilustrativa – SEPE Rio das Ostras 

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Tenda de Suor marca Equinócio de Outono com ritual Lakota em Búzios

Conscientização e sustentabilidade marcam evento do Dia Mundial da Água no bairro Caravelas em Búzios

Cabo Frio celebra 34ª Semana Teixeira e Sousa com programação literária e cultural

REMA WSL Saquarema Surf Festival movimenta surfe e cultura no litoral fluminense

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!