Município editou decreto com orientações sobre o revezamento dos estudantes
As aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino de Búzios serão retomadas no dia 16 de agosto de forma gradual e escalonada, e permanecerá assim até o dia 15 de outubro. A oficialização foi por meio do Decreto nº 1.674, divulgado no Boletim Oficial do município na sexta-feira (30).
Segundo o documento serão oferecidas atividades pedagógicas presenciais e não presenciais aos estudantes de todas as etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). O escalonamento funcionará da seguinte forma:
A E. M. Nicomedes Theotônio Vieira; Creche Escola M. Laurinda de Souza Conceição; E. M. Eva Maria Conceição Oliveira; e E. M. Manoel Antônio da Costa não retornarão às atividades presenciais dentro dos prazos citados nesta tabela devido às situações adversas de infraestrutura, conclusão de obras e laudo da Defesa Civil.
A turma será dividida em dois grupos de rodízio, em percentual de 50% cada, considerando o número de estudantes que retomarão ao ensino presencial, mediante preenchimento do questionário sobre o retorno das aulas presenciais.
Serão distribuídas carteirinhas com cores distintas, que serão usadas em todas as etapas do acesso à escola, da entrada no ônibus escolar até a saída da unidade. Na primeira semana, o Grupo A, na cor azul, participará do encontro presencial durante toda a semana; e o Grupo B, pela cor amarela, permanecerá em atividades remotas. Na semana seguinte o oposto e, assim, sucessivamente. Também haverá o Grupo C, exclusivamente para aulas remotas, que só retornarão às atividades no dia 15 de outubro.
A partir do dia 27 de setembro, o percentual diário dos alunos vai depender do bandeiramento de risco estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde (30%, no caso de bandeira vermelha; 50% no caso de laranja; 75% no caso da amarela; e 100% no caso da verde). As unidades deverão seguir as orientações da Guia de orientações previstas e o Protocolo de Reabertura das Escolas.
Retomada professores
Os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Educação foram surpreendidos, nesta quinta-feira (29), com o comunicado da Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologias para retomada das atividades presenciais, já a partir desta segunda-feira (2). De acordo com o documento, a carga horária será normal conforme o Regimento Escolar Básico do município: unidades escolares de dois turnos funcionarão das 7h às 17h; e de três turnos, das 7h às 22h30.