Governo e comunidade escolar se reuniram para debater o assunto
Faltam exatamente duas semanas para o início das aulas presenciais da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Búzios. Mas, até o momento, o lugar seguro para abrigar os estudantes, enquanto o prédio sede segue em obras, ainda está em negociação. Na sexta-feira (18), os conselheiros da unidade organizaram uma reunião com a comunidade escolar, que contou com a presença do prefeito interino e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira. O encontro foi no próprio prédio da escola em Manguinhos.
Na reunião Miguel disse que o prazo de finalização da obra é até outubro, com possibilidade de ser antecipado. Mas, manter os estudantes no prédio em paralelo às obras, é uma proposta que não foi aceita pelo conselho e nem pela comunidade escolar. O compromisso de aulas presenciais no dia 7 de março foi firmado pelo prefeito, Alexandre Martins.
Durante o encontro, o conselheiro Tutelar, Claudeir Jr., explicou sobre as garantias dos alunos, como segurança e o direito básico à educação. Essa é a única unidade que está com ensino remoto no município. Apesar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia usar o termo “remoto”, Claudeir ressaltou que o que tem sido ofertado aos alunos não é ensino remoto, mas à distância, por meio de apostilas sem mediação.
A alternativa dada pelo conselho é instalar a escola no prédio onde funcionava o Instituto Santa Rosa. Miguel Pereira se comprometeu em dar uma resposta definitiva na tarde desta segunda-feira (21) sobre o entendimento da procuradoria-geral do município em relação à cessão do prédio, uma vez que não há nenhum documento oficial com a negativa da pasta.
O prefeito interino disse também que a estrutura modular, que será montada no terreno próximo ao local onde será construída a nova escola e que poderá abrigar os alunos, já está em tramitação. Segundo ele, é preciso apenas realizar a ligação de água e esgoto no local e, posteriormente, a implantação dos módulos. O local tem aproximadamente 3.500 m² e fica localizado na Rua Natália Vieira Câmara nº 17, em Manguinhos, com acesso pela Rua Celeste da Costa ou Rua Vieira Câmara. A estrutura será montada e, caso não sirva para o Nicomedes, atenderá a Escola Villa Lobos.
Apesar do compromisso de retorno presencial pelo governo continuar mantido, seja no prédio do Santa Rosa ou na estrutura modular, não há certeza dessa retomada. Está em discussão, inclusive, se os estudantes devem se manter no ensino remoto até o fim das obras.