Na próxima segunda-feira (5) os cerca de 42 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino estarão de volta às salas de aula em uma das 106 escolas municipais. O período de adaptação, com horário diferenciado, para garotada da Educação Infantil começa dia 5 e segue até o dia 9 deste mês. O primeiro bimestre letivo se estende até o dia 30 de abril para os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (oferecido apenas na região serrana).
A Secretaria de Educação finaliza todos os detalhes para o retorno às aulas com a preparação da infraestrutura física, tecnológica, de limpeza, merenda e transporte escolar, além das equipes de diretores, professores, merendeiras, porteiros e auxiliares.
Pais e responsáveis pelos alunos devem estar atentos quanto ao calendário escolar, que está previsto na portaria nº 005 de 21 de dezembro de 2023, totalizando 198 dias letivos. Nos dias 7 ,8 e 9 de fevereiro está previsto o Encontro dos Profissionais da Educação, primeiro do ano letivo.
O quarto bimestre letivo encerra no dia 17 de dezembro. De acordo com a secretária de Educação, Leandra Lopes, o processo de planejamento e organização é uma das prioridades. “O planejamento é um dos focos. Que comece uma nova fase na qual o principal objetivo é superar a qualidade de ensino oferecida pela rede municipal”, ressaltou.
Nesta quarta-feira (31) haverá a formação da equipe de assessoramento pedagógico. Já na quinta-feira (1 de fevereiro) serão realizadas reuniões pedagógicas nas unidades escolares. Ainda neste mês de fevereiro vão acontecer os seguintes encontros de formação: dos diretores, no dia 21; dos professores orientadores no dia 28 e dos professores no dia 26 a 1 de março.
Para este semestre letivo foram traçados projetos pedagógicos e organizadas estratégias que visam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino das escolas municipais situadas na área central, bairros e região serrana. O ensino municipal segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.