As aulas da rede municipal de ensino de Cabo Frio começaram, nesta segunda-feira (19), para os mais de 28 mil alunos matriculados nas 88 unidades do primeiro distrito e de Tamoios.
Os alunos que dependem de transporte público para chegar às unidades escolares tiveram de enfrentar um desafio no primeiro dia, adquirir ou renovar as carteirinhas que garantem a gratuidade no município. Uma fila gigantesca se formou em frente à sede da Salineira, responsável pela gestão do serviço. Ainda no começo da tarde foram distribuídas 700 senhas e a média de espera para atendimento era de três horas.
Os cartões são fornecidos mediante listagem enviada pelas escolas à Salineira, e então o cartão é confeccionado ou renovado. Esta listagem, no entanto, foi entregue somente no primeiro dia de volta às aulas, causando a aglomeração no local.
Pais que conversaram com a reportagem da Prensa relataram a dificuldade, já que no ano anterior, a listagem foi diponibilizada e os alunos puderam se preparar com antecedência. “Tivemos que pagar passagem para o meu filho ir para a escola nesse primeiro dia e perdi um dia de trabalho na fila para garantir o direito dele”, comentou uma mãe que estava na fila há cerca de quatro horas.
Segundo a Prefeitura de Cabo Frio, para solicitar a primeira via do cartão, o aluno deve verificar a presença de seu nome na lista por mensagem pelo WhatsApp para o número (22) 99784-7645 e dirigir-se à sede da GlobalMob, apresentando os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento original (para menores de 16 anos, é necessário que o responsável legal compareça com o RG original) e comprovante de residência original e atual.
O aluno precisa estar presente no atendimento, e no caso de menores de 16 anos, o responsável também deve comparecer.
Para a renovação, além de verificar a presença do nome na lista, o estudante deve apresentar o cartão do ano anterior e comparecer ao atendimento. O cartão utilizado no último período letivo será válido até o dia 31 de março.