Search
Degradê com CSS

Audiência Pública definiu limpeza das praia de Cabo Frio na alta temporada

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Nessa quinta-feira (8) aconteceu a audiência pública convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) para tratar da limpeza e do ordenamento da Praia do Forte para o verão 2018/2019. O encontro foi realizado na Associação Atlética Cabofriense, no centro da cidade. A reunião fez parte do contexto do programa “Praia Limpa”, do MPF, e foi mediado pelo procurador da República Leandro Mitidieri.

A reunião tratou de uma série de questões, entre elas, a responsabilidade por manter a praia limpa. Houve consenso de que essa tarefa deve ser compartilhada entre a Prefeitura, os ambulantes e os frequentadores e ficou estabelecido que os comerciantes deverão limpar suas áreas de trabalho, até um metro de distância em cada lateral.

Outra questão resolvida foi a da venda de coco, cuja proibição da venda chegou a ser cogitada. Ficou definido que o recolhimento e a destinação final dos resíduos irão ficar na responsabilidade do fornecedor do produto para o comerciante.

Independentemente dessa questão, o presidente da Comsercaf, Luis Claudio Gama, comprometeu-se a instalar lixeiras de grande porte ao longo da praia. Além do serviço normal de recolhimento, a autarquia irá fazer um trabalho de Educação Ambiental junto aos banhistas e trabalhadores, em conjunto com a Coordenadoria do Meio Ambiente. Para tanto, um slogan foi definido: “Praia limpa, consciência limpa”, sugerido por um dos ambulantes.

Cadeiras e mesas

A Prefeitura, durante a audiência, disse que foi notificada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) para retirar o excesso de mesas e cadeiras que fica na faixa de areia durante a alta temporada. Por enquanto, ficou estabelecido que cada ambulante terá direito a usar três jogos de mesa e cadeiras com guarda-sóis. A fiscalização de Posturas irá cobrar o cumprimento do acordo e, caso o ambulante seja notificado duas vezes por descumpri-lo, poderá perder a licença.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Felipe Araújo, informou que será feito um estudo de capacidade com a participação de outras entidades, incluindo o Iphan, para saber se é possível aumentar o número de jogos de mesa e cadeiras de três para cinco, o que foi pedido pelo sindicato dos vendedores ambulantes. A estimativa é que esse levantamento seja feito em 15 dias.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!