A Câmara Municipal de Macaé sediará nesta quarta-feira (6), às 18h, uma audiência pública com o objetivo de discutir o recente aumento da população em situação de rua na cidade.
A iniciativa é fruto de debates promovidos entre vereadores, após constatação de agravamento do problema social. De acordo com a Casa Legislativa, há relatos constantes da população e de equipes da assistência social sobre o aumento no número de moradores de rua. Houve citações da presença cada vez maior dessas pessoas em regiões como o Centro, Cavaleiros, Aroeira e Imbetiba, o que tem gerado também impacto na oferta de serviços públicos e segurança.
Em sessão realizada em 11 de junho, parlamentares discutiram pedidos de providências à Prefeitura para lidar com essa crescente vulnerabilidade urbana. Entre as propostas estava o envio de ofício ao governo municipal, solicitando ações imediatas e integradas da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Na ocasião, o vereador Cesinha (PSDB), informou sobre a ocupação do antigo posto Top 7 por pessoas em situação de rua evidenciou o caos urbano: “as pessoas têm medo de passar por ali”, disse, em referência à falta de higiene, segurança e condições básicas de vida. O parlamentar pediu providências urgentes ao Executivo local.
Na mesma sessão, o parlamentar Edson Chiquini (Cidadania), falou que a tendência é o agravamento do problema social, já que esta costuma ser uma das consequências do desenvolvimento econômico.
“Macaé atrai muitos imigrantes em busca de oportunidades, mas nem sempre possuem qualificação, condições financeiras ou qualquer suporte para permanecerem aqui. Por esse motivo, muitos acabam indo parar nas ruas”.
O plenário da Câmara fica na Rua Aloísio da Silva Gomes, nº 50, no bairro Novo Cavaleiros. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara e ficará disponível no canal oficial da Casa no YouTube.