Search
Degradê com CSS

Audiência Pública da Educação acontece em Búzios

Foto: Luisa Barbosa
Foto: Luisa Barbosa
Foto: Luisa Barbosa

Dando prosseguimento nas manifestações dos alunos, funcionários e professores contra o possível fechamento do Colégio Municipal Paulo Freire, em Búzios, nessa quinta-feira (25), foi a vez de atos na Câmara dos Vereadores com a Audiência Pública. No local, professores, alunos e pais se juntaram à vereadores para decidirem o que ser feito na situação. Os vereadores e membros da Comissão de Educação, Adiel, Miltinho e José, compareceram e coordenaram a audiência.

Adiel explicou o motivo da audiência pública. “Na última terça-feira (23) estávamos reunidos na sessão eis que um membro solicitou que nos reuníssemos para tratar de um assunto tão sério que é a educação de Búzios. Que é tão importante para os alunos do Ensino Médio”, disse.

Segundo a Comissão de Educação da Câmara, toda a cidade foi convidada a comparecer e tinha a expectativa do prefeito André Granado aparecer, o que não aconteceu. A audiência teve a duração de duas horas com palavras de professores, como a Denizze Alvarenga e a Luisa Barbosa, alunos e pais. A Comissão de Educação da Alerj teve presente na audiência, o que gerou bastante euforia dos convidados, que teve de ser contidos pelos representantes da Casa Legislativa Municipal.

A vereadora Gladys informou que a secretária de educação, Deise, recebeu um oficio sobre a ação e pediu a palavra. “Algum representante ou a secretária de educação está presente no local? Eles receberam o ofício”, perguntou. Ao serem chamados, nenhum representante da educação municipal compareceu.

A representante dos estudantes, União Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios (Umeab), revelou algumas denúncias dos alunos e falou “o governo municipal não faz nada pela educação. E alguns alunos não querem mais estudar, muitos têm filhos e trabalham o dia todo. Ta tendo muita evasão escolar com a o fim dos turnos noturnos”, falou.

Muitos pais alegaram que não conseguem informações concretas da prefeitura, que não conseguem respostas sobre a situação da educação no município. Adiel lamentou profundamente o não comparecimento de representantes da Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e diretores da unidade estadual de ensino João de Oliveira Botas,  pra onde os alunos seriam remanejados.

Ao fim da audiência, vereadores e representantes se reuniram em uma sala para organizarem uma solução. Passados alguns minutos, a audiência foi suspensa. O Prensa procurou a Câmara para saber os motivos da suspensão e até o fechamento desta edição não obtivemos resposta!

Erramos: (editado – 16h/ 26-01-2017) A sessão  não foi suspensa. Houve uma pausa e depois retornou.  

Edit 16h30A audiência pública resultou em uma deliberação da Câmara de Vereadores. 

1- Contra o fechamento de turmas e turnos na rede municipal.

2- A comissão de Educação e os vereadores que assim quiserem assinarão o Manifesto Paulo Freire contra o encerramento de turmas e turnos na rede municipal. Vereadores Dida, Gladys e Niltinho já assinaram. O vereador Lorran se recusou a assinar. de acordo com ele, provisoriamente.

3-  Os vereadores intermediarão uma reunião com o prefeito , se possível  nesta sexta-feira (26), com os representantes aprovados na audiência.

4-No caso de impasse, a comissão de educação solicitará uma audiência com o Ministério Público para judicializar o processo.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!