A atriz Léa Garcia morreu nesta terça-feira, dia 15 de agosto, aos 90 anos, vítima de um infarto. Ela iria receber o Troféu Oscarito hoje à noite no Festival de Cinema de Gramado, a mais tradicional honraria do Festival.
A atriz receberia o troféu ao lado de Laura Cardoso. Léa Garcia já conquistou quatro Kikitos com Filhas do Vento, Hoje tem Ragu e Acalanto.
Ela possuía no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão, e continuava no pleno exercício da profissão. Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França.
Léa foi homenageada pelo Cine Henfil, em Maricá, há uma semana, no dia 8 de agosto. Houve uma noite de autógrafos da biografia “Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: A Trajetória e o Protagonismo de Léa Garcia”, acompanhada do doutor em História da Universidade da Amazônia, Júlio Cláudio da Silva, autor do projeto.