Búzios e Cabo Frio têm museus que promovem verdadeiros tour pela história
A Costa do Sol tem belas praias, mas também tem muita história e atrações culturais. No roteiro de passeios não podem faltar os museus, entre eles eMuseu do Esporte, em Búzios, e Espaço Cultural do Surfe, em Cabo Frio, ambos iniciaram o funcionamento esta semana. Um verdadeiro mergulho na história do esporte.
O eMuseu é itinerante e está na Praça da Ferradura, em Búzios, até a próxima segunda (7), das 10h às 17h, com entrada gratuita. Tem 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições. Além disso, em cada local que visita o projeto desafia profissionais e amadores a praticar os esportes em modo virtual, em uma plataforma 3D. São Pedro da Aldeia também receberá a carreta do dia 17 de março até 23 de março.
Em Cabo Frio, o Espaço Cultural do Surfe tem programação fixa. O local foi reaberto esta semana, após um longo período sem funcionamento. Após a manutenção tem um novo formato de exposição, contando de forma cronológica sobre a evolução do surfe até os dias atuais.
A reabertura foi marcada por duas homenagens, a primeira para Telmo Moraes, idealizador do espaço e dono de todo o acervo. E ao surfista Victor Ribas que teve a estátua restaurada e reinstalada em frente ao local.
A coleção do espaço cultural conta com 2.500 peças, entre itens decorativos, pranchas de surfe, bodyboard e longboard, skates, pôsteres, quadros e miniaturas, entre outros objetos que vão desde a década de 1950 até os dias atuais.
O Espaço Cultural do Surf fica em frente ao Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, o funcionamento agora será de quinta a domingo, das 17h às 20h. Além disso, o público poderá realizar uma visita monitorada pelo próprio surfista Victor Ribas, sempre às 18h.
Museu Oceanográfico da Marinha
A Prefeitura de Arraial do Cabo está se preparando para a implantação de um aquário no Museu Oceanográfico da Marinha, na Praia do Anjos. O prefeito Marcelo Magno, recebeu na quarta-feira (2) representantes da Marinha do Brasil para fomentar o Termo de Cooperação Técnica que visa a implantação do aquário. O documento também prevê a possibilidade dos alunos da rede pública municipal realizarem visitas guiadas ao Museu.