O ator espanhol Javier Bardem, ganhador de duas estatuetas do Oscar, e que interpreta o capitão morto-vivo em Piratas do Caribe: “A Vingança de Salazar”, que estreia no Brasil nesta quinta-feira (25), contou em entrevista a revista Época que morou no Brasil na década de 90, mais precisamente em Búzios.
“É. Em Búzios, no Rio. Na minha juventude, meu irmão teve um bar lá, chamado A Ruína. Adoro o Brasil, que visitei tantas vezes. Conheço Salvador, Maceió, Recife, Natal, São Paulo e Brasília. A minha temporada ajudando o meu irmão em Búzios durou até o dinheiro acabar. Nós gastávamos tudo o que ganhávamos (risos)”, contou o talentoso ator que, por falar espanhol, era chamado muitas vezes de argentino no balneário.
Quando Javier chegou a Búzios estava, por acaso, passando no Gran Cine Bardot, o filme ” Huevos de Oro”, em que ele atuava. É claro que Marcelo Lartigue, lendário editor do saudoso O Perú Molhado, não deixou isso passar batido. Fotografou Javier segurando os culhões e pôs na capa do Perú: “O Homem dos ovos de ouro”, dizia a chamada. Esta edição causou muita confusão – se tratando do Perú nenhuma novidade, porque saiu justamente no dia internacional da mulher e houve protestos feministas na cidade.
Um dos fundadores do Prensa, Sandro Peixoto, que foi repórter do Perú por 12 anos, conta que era frequentador assíduo do A Ruína.
“Eu frequentemente lá, e inclusive, uma vez tive que brigar com a polícia porque um vizinho reclamou do som alto. Lá também tinha um gerente chamado Alejandro, que era argentino, o outro chamado Vicente, que era Basco, estavam recém-chegados em Búzios, então tive de ajuda-los para que não se encrencassem. O irmão do Javier Bardem se chamava Fernando. Essa turma era de Madrid, acho.”, disse saudosista o jornalista Peixoto, que ainda comentou que nesse período tentou-se fazer uma intercambio Madrid –Búzios. Pelo visto não deu certo.
Curiosidade
Até hoje muitos confundem, mas o vilão Negan, de The Walking Dead, não é interpretado por Javier Bardem, e sim pelo ator Jeffrey Dean Morgan. Mas realmente os dois são extremamente parecidos!