Ouça agora
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A noite deste domingo (5) ficará marcada na história do cinema brasileiro. A atriz Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, tornando-se a primeira brasileira a conquistar o prêmio na categoria.
Fernanda concorria com outros grandes nomes do cinema como Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
Entre os talentos que integram o elenco do longa dirigido por Walter Salles está Daniel Ericsson, ator cabo-friense de coração. Interpretando Vinicius, um agente militar que vive os dilemas do período da ditadura retratado no filme, Daniel descreveu a experiência como “transformadora”.
Daniel acompanhou a premiação de casa, ao lado da família, em Cabo Frio, cidade onde vive e leciona teatro. Em um misto de ansiedade e expectativa, ele revelou a alegria de testemunhar o reconhecimento da atriz.
“Aqui em casa nós costumamos dormir cedo porque tenho filho pequeno, mas ontem invadimos a madrugada, eu e minha esposa, com o coração na mão aguardando a hora de ver nossa Fernanda”, compartilhou o ator.
Para Daniel, a vitória de Fernanda Torres era mais do que esperada. “A atuação de Fernanda foi impactante e comovente como poucas antes vistas. É claro que as nominadas são todas atrizes espetaculares, mas a justiça foi feita e a nossa Fernanda mereceu e merece cada instante, cada aplauso de tudo o que tem vivido”.
O ator comparou a emoção da noite a momentos históricos do esporte nacional. “Eu assisti a algumas finais de Copa do Mundo. Assisti ao Brasil sendo campeão duas vezes. Ontem foi uma sensação muito gostosa de ver nosso Brasil representado através de sua arte e história. Vibrar com uma conquista artística é sem dúvida uma sensação indescritível”, concluiu.
Essa vitória reforça ainda mais o impacto do filme “Ainda Estou Aqui”, que já conquistou o prêmio Osella de Ouro de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e segue como uma das grandes promessas brasileiras para o Oscar. Agora a votação final para todas as categorias do Oscar 2025 começa em 8 de janeiro e vai até o dia 13 de janeiro. Após as indicações, a votação para os prêmios começa em 11 de fevereiro e é encerrada oito dias depois. O resultado dos vencedores é revelado durante a cerimônia em março.
Do palco ao ensino
Daniel também é professor na Região dos Lagos no Curso de TV e Teatro Marcelo Pires. O curso, que já revelou talentos como Mel Maia e Arthur Aguiar, oferece aulas de interpretação para crianças, adolescentes e adultos. O ator, enxerga o reconhecimento do filme como uma oportunidade para inspirar novos talentos.
“A arte tem o poder de transformar vidas. Trabalhar nesse filme foi transformador para mim, e espero que nossa trajetória inspire os jovens que estão começando”, disse
Quem desejar ingressar no universo teatral e aprender com um dos astros de um filme indicado ao Oscar pode procurar o curso Marcelo Pires, com aulas em Cabo Frio e Rio das Ostras, por meio das redes sociais @cursomarcelopires