No próximo sábado (20), em Macaé, no interior do Rio, acontece um ato em prol da democracia. A concentração está marcada para às 10h, na antiga Câmara Municipal e os manifestantes pretendem caminhar até a Praça Veríssimo de Melo, no Centro.
O Ato Pela Democracia pretende “constituir força juntos nesse ato pela democracia em nosso país! Pelo voto consciente, pela educação de qualidade, pela cultura, pela diversidade, pela segurança, pela saúde pública e por mais igualdade! Nós não daremos nosso voto precioso para quem aprova retirada de direitos e apoia ativamente a violência. Vamos seguir pelo amor e pelo diálogo! Vem comigo! Vamos juntos gritar: Democracia SIM!”, diz a organização.
Em Cabo Frio e na cidade Búzios também ocorrerá ações voltadas para a democracia. Na cidade cabofriense acontecem dois eventos, um fórum na Universidade Veiga de Almeida, das 8h30 às 17h, com o tema “200 anos de Marx: e o mundo do trabalho, como vai?”; e na parte da tarde, no Centro, na Praça Porto Rocha, será realizado o Ato por uma Região dos Lagos com Democracia e Direitos, às 15h. Em Búzios organização de psicanálise vai fazer uma roda de conversa sobre a questão do fascismo, em Manguinhos, às 14h. A intenção é que o pessoal do evento buziano se junte ao manifesto em Cabo Frio.
Muitos atos como o de Macaé acontecem no próximo fim de semana, em diversas partes do Brasil. Atos contra o fascismo e pela democracia foram organizados ao longo do período eleitoral.