No próxima sexta-feira (14), às 20 horas, ocorrerá em Búzios um ato em memória à Marielle Franco, com a colocação de uma placa contendo o seu nome, na Praça Santos Dumont, no Centro, organizado por representantes da sociedade civil com o apoio de coletivos, instituições de classe, movimentos sociais, estudantis e culturais. A manifestação será marcada por uma grande intervenção cultural com música, dança, performances e participações.
A data é simbólica porque completam nove meses do assassinato da Vereadora e do seu motorista Anderson Gomes, crime ainda não solucionado pela polícia. O ato contará com a presença de representantes da sociedade civil, com o destaque à Deputada Estadual eleita pelo PSOL Dani Monteiro, que foi assessora de Marielle em 2016, que relembrará a trajetória de Marielle, além de trazer dados sobre a violência e a Intervenção Militar no Rio de Janeiro.
Além da homenagem, será fundado neste mesmo dia o Coletivo Marielle Franco, que pretende combater ações de violência na cidade, especialmente contra a mulher e contra a criança, e na luta contra os homicídios, conflitos armados e tráfico de drogas, além de cobrar dos governantes a implantação de políticas públicas em especial para os bairros menos favorecidos.
O Coletivo Marielle Franco estará se reunindo todo dia 14, no mesmo horário, para debater ideias, discutir problemas e propor soluções no combate à violência, sempre com participação popular.
A placa que será colocada na Praça Santos Dumont é igual à que foi posta na Praça da Cinelândia, no Rio de Janeiro, e ficará em frente ao Quiosque Glamour Zero, do jornalista Sandro Peixoto, que se colocou como guardião da mesma. A intenção é que ela sirva de homenagem não só para Marielle, mas para Anderson e para todos que perderam e perdem a vida diariamente em confrontos.