Search
Degradê com CSS

Ato para defender o Rio Una da poluição une a sociedade em Búzios

Manifestantes se posicionaram para escrever a palavra "S.O.S." em defesa do Rio Una. Imagem: Gonzalo Arsseli
Manifestantes se posicionaram para escrever a palavra "S.O.S." em defesa do Rio Una. Imagem: Gonzalo Arsseli

Manifestantes iniciaram uma caminhada pela Praia da Rasa até o encontro do Rio Una

Um ato em defesa do Rio Una ocorreu na manhã desta sexta-feira (28). A ação contou com a presença de membros do Conselho Municipal, representantes da sociedade civil que caminharam pela praia Rasa em direção ao Rio Uma, onde gravaram vídeos e posicionaram escrevendo a palavra “S.O.S”. A ação reuniu em torno de 60 pessoas.

O protesto foi realizado devido o projeto de lançamentos de resíduos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’S) para a bacia do Rio Una, proposto pelo Consórcio Municipal Lagos São João (CILSJ). A população buziana vê a proposta com resultados negativos que terá impacto nas praias e no Mangue de Pedra, ecossistema raro e valiosos para a cidade. O Rio Una fica próximo do limite territorial de Búzios e deságua na Praia Rasa que segue para o Mangue.

Os manifestantes acreditam que caso a proposta seja aprovada influenciará na poluição de biomas e principalmente vai atingir o Mangue de Pedra, raro ecossistema que existe na Praia Rasa. Além de prejudicar marisqueiros, quilombolas e pescadores que usufruem do local para sobreviver.

Manifestantes caminharam até o Rio Una, na Praia Rasa. Imagem: Prensa de Babel

“Caso o esgoto venha para o Rio Una nossa pesca ficara defasada, como já está ficando. Eu criei meu neto na pesca e vivo da pesca, eu vivo dos peixes, mariscos, frutos-do-mar que nos sustentam no dia a dia. Vai acabar com a nossa pesca, de onde vãos tirar nosso sustento?”, comenta Selma Oliveira, marisqueira e Quilombola da Rasa.

Marisqueiras e Quilombolas da Rasa presentes no ato em defesa do Rio Una. Imagem: Prensa de Babel

O projeto tem como proposta despoluir a Lagoa de Araruama e tem apoio do grupo que organizou o ato, porém a solução é o que aflige moradores e ambientalistas.

Alguns vereadores de Búzios estavam presentes no ato, em conversa com a Prensa o vice-presidente da Câmara Municipal de Búzios, Josué Pereira, comentou que o posicionamento da Câmara é contra projetos que tragam impacto negativos para a fauna e flora da cidade.

Os manifestantes pedem a presença dos buzianos e que se envolvam na causa, “estamos aqui em uma ação muito importante para cuidar da nossa natureza e nossas praias, é muito importante ter mais gente envolvida. É das praias que muitas pessoas tiram o sustento”, afirma Hugo Netto, presidente da Associação de Surf de Búzios.

Manifestantes estavam com cartazes escritos “S.O.S. Rio Una”. Imagem: Prensa de Babel.

O ato acabou após os manifestantes se posicionarem no meio do Rio Una, como ato simbólico a favor da proteção do Rio.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!