Manifestantes iniciaram uma caminhada pela Praia da Rasa até o encontro do Rio Una
Um ato em defesa do Rio Una ocorreu na manhã desta sexta-feira (28). A ação contou com a presença de membros do Conselho Municipal, representantes da sociedade civil que caminharam pela praia Rasa em direção ao Rio Uma, onde gravaram vídeos e posicionaram escrevendo a palavra “S.O.S”. A ação reuniu em torno de 60 pessoas.
O protesto foi realizado devido o projeto de lançamentos de resíduos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’S) para a bacia do Rio Una, proposto pelo Consórcio Municipal Lagos São João (CILSJ). A população buziana vê a proposta com resultados negativos que terá impacto nas praias e no Mangue de Pedra, ecossistema raro e valiosos para a cidade. O Rio Una fica próximo do limite territorial de Búzios e deságua na Praia Rasa que segue para o Mangue.
Os manifestantes acreditam que caso a proposta seja aprovada influenciará na poluição de biomas e principalmente vai atingir o Mangue de Pedra, raro ecossistema que existe na Praia Rasa. Além de prejudicar marisqueiros, quilombolas e pescadores que usufruem do local para sobreviver.
“Caso o esgoto venha para o Rio Una nossa pesca ficara defasada, como já está ficando. Eu criei meu neto na pesca e vivo da pesca, eu vivo dos peixes, mariscos, frutos-do-mar que nos sustentam no dia a dia. Vai acabar com a nossa pesca, de onde vãos tirar nosso sustento?”, comenta Selma Oliveira, marisqueira e Quilombola da Rasa.
O projeto tem como proposta despoluir a Lagoa de Araruama e tem apoio do grupo que organizou o ato, porém a solução é o que aflige moradores e ambientalistas.
Alguns vereadores de Búzios estavam presentes no ato, em conversa com a Prensa o vice-presidente da Câmara Municipal de Búzios, Josué Pereira, comentou que o posicionamento da Câmara é contra projetos que tragam impacto negativos para a fauna e flora da cidade.
Os manifestantes pedem a presença dos buzianos e que se envolvam na causa, “estamos aqui em uma ação muito importante para cuidar da nossa natureza e nossas praias, é muito importante ter mais gente envolvida. É das praias que muitas pessoas tiram o sustento”, afirma Hugo Netto, presidente da Associação de Surf de Búzios.
O ato acabou após os manifestantes se posicionarem no meio do Rio Una, como ato simbólico a favor da proteção do Rio.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.