O ato pela defesa da democracia e justiça para a vereadora Marielle Franco, executada no último dia 14 de março, une os principais partidos de esquerda nesta segunda-feira(2) às 18h, no Rio de Janeiro. O palco das manifestações é o Circo Voador, que recebe o ex presidente Lula e os pré candidatos à presidência nas eleições de outubro, Manuela D’Ávila(PCdoB) e Guilherme Boulos(PSOL), além de nomes como o do deputado estadual Marcelo Freixo(PSOL).
O ato pretende alertar e combater a onda fascista que tomou conta dos debates após a execução de Marielle e os tiros que atingiram a caravana do ex presidente Lula em recente passagem pelo Sul do país. Os principais representantes da esquerda, reunidos expressam total repúdio à violência dos discursos e ações e das mortes recorrentes de policiais militares, que somente este ano somam 31 mortos no estado do Rio de Janeiro.
O ato defende, ainda, o direito de Lula ser candidato nas eleições presidenciais, reafirmando, segundo os manifestantes, a defesa da democracia, uma vez que existe condenação sem provas.nos processos contra ele no âmbito da operação Lava Jato. O habeas corpus do ex presidente será voltado nesta quarta-feira (4) pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Da região dos lagos, o representante é o vereador Marcel Silvano (PT), eleito para o segundo mandato em Macaé nas últimas eleições em 2006. “O momento político do Brasil se acirra cada vez mais. Os conservadores não conseguem convencer que o Projeto que representam, de retirada de direitos e liberdades, é o que o Povo deseja. Por isso, com a aproximação das Eleições, eles assumem a violência como método. É mais que necessário que estejamos juntos, denunciando todos os golpes contra nós. Amanhã, no Circo Voador, teremos mais um momento juntos, várias forças democráticas em defesa do Brasil. Estarei lá!”, comentou o vereador em nota em uma rede social.