Após período de insatisfação com antiga diretoria os atletas estão se organizando e tomando providências para nova eleição
Os atletas de surf de Búzios se mobilizaram para realizar novas eleições da diretoria da ASB (Associação de Surf de Búzios). A motivação para chamar novas eleições é garantir que a diretoria eleita possa administrar a Associação de forma transparente com maior participação dos atletas do surf.
A decisão foi intensificada após a reunião que aconteceu em janeiro, convocada pelo secretário de Esportes do município, Gugu Braga, para discutir sobre os projetos direcionados a todas as áreas de esporte, incluindo o surf, e na ocasião não houve nenhuma representação do segmento.
A Prensa fez contato com o secretário de Esportes que afirmou que a pasta pretende atuar de forma imparcial diante das eleições e que o único intuito é ajudar o grupo de atletas a se unir novamente para formalizar a eleição. Explicou ainda que fez contato com a Federação de Surf do Rio de Janeiro para que eles ofereçam o suporte necessário aos surfistas buzianos. Segundo Braga, “a união entre atletas e associação vai facilitar a Secretaria a ajuda-los”.
No momento, o grupo discute os critérios de votação e atualiza questões burocráticas que são necessárias para a realização do pleito.
Três chapas já se formaram para disputar o controle da associação. Uma delas composta por Hugo Nego como presidente e Douglas Ballam como vice, outra por José Eduardo (Duduzinho) presidente e Sérgio Soares (Dido) vice e a terceira com os nomes de Sergio Moniz presidente e Bruno Sá vice.
A associação de surf de Búzios tem aproximadamente 20 anos de existência e já passaram por sete diretorias diferentes. O propósito da ASB é fazer com que o surf não seja apenas uma modalidade esportiva, mas um estilo de vida, trabalhando para focar no respeito e preservação das praias e na valorização dos atletas, tanto no masculino quanto no feminino.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Debora Evelin.