Primeira pista da região, em circuito fechado, com subidas e descidas de diferentes graus de dificuldade e obstáculos. Essa é a pista de XCO (Cross Country Olímpico), formato das corridas de mountain bike off-road da UCI (União Ciclística Internacional), projetado pelo atleta e trail builder Diego Knob no bairro Aretê, em Búzios. O equipamento foi cuidadosamente pensado para o melhor aproveitamento dos desníveis do terreno e da variedade de vegetação, associados às técnicas de construção em madeira, como curvas e pontes. Nomes do Mountain Bike (MTB) brasileiro como Brou, Hungria, Kate Rocha, equipe Rei da Montanha, Lorena Ranchel, Franciele e o próprio Knob, deram um giro no circuito de 7,3 km de extensão para analisar trechos, obstáculos e expor sugestões técnicas para a conclusão do equipamento.
“Essa pista proporciona desafio para o amador, intermediário e profissional. A estrutura do Bike Park é impressionante, e posso falar com propriedade já que conheço praticamente todos do país e muitos no exterior. O contato com a natureza é muito importante, mais um ponto positivo do local. A experiência foi delirante”, celebrou o atleta Thiago Drews, o Brou.
“O mais impressionante é que tudo o que vimos e experimentamos foi feito para o cliclista, de um atleta para o atleta. Um projeto com criatividade e sustentabilidade. Vendo isso dá para acreditar como o esporte pode crescer no Brasil”, descreve Thiago Drews Elias.
Foram meses de dedicação da equipe de trail builders da Knob Trail System para o desenvolvimento e implantação da Pista de Mountain Bike Aretê. Cinco profissionais com diferentes estilos de trabalho e de conhecimento em construção de pista, com bagagem em competições de MTB, criaram sessões com características e obstáculos diversos.
“Trouxemos esse grupo de atletas apaixonados pelo esporte para somar experiências”, destaca Diego Knob, que assina a pista de XCO do Aretê.
Projetada para ser inclusiva, a pista considera todos os níveis de pilotagem, desde a e introdução ao pedal na terra, até habilidades mais avançadas como curvas em subida e descida, velocidade e posicionamento de uma forma geral. Há várias opções de alças menores e, à medida que os atletas forem se desafiando e ganhando mais confiança, podem ir progredindo no circuito, tanto na distância quanto no nível técnico. A pista permite o acesso de bikes das mais diversas modalidades, desde o MTB Cross Country (tipo de bicicleta mais leve para subir e descer montanhas em estradas de terra), passando pelo Enduro e até mesmo bikes de Downhill em alguns trechos de descida.
“Nós buscamos trazer um conceito novo, unindo a criação de obstáculos com inspiração em diversas modalidades do esporte. A ideia é proporcionar uma experiência de pedal com fluidez, diversão e desafio no vasto mundo do mountain bike. Essa pista proporciona aos atletas pilotar de diversas maneiras e ficar bem à vontade na evolução”, conclui Knob.
A Pista de Mountain Bike Aretê estará aberta ao público a partir do dia 08 de agosto. O ingresso para utilização poderá ser adquirido através do site www.ciclismoarete.com.br com preenchimento de seus dados e pagamento de um pequeno valor colaborativo. O acesso à Pista de Mountain Bike será pela sede Esportiva do Clube Aretê, na Av. José Bento Ribeiro Dantas, 8300 – Praia Rasa. Mais informações pelo próprio site do Ciclismo Arete.
passando pelo Enduro e até mesmo bikes de Downhill em alguns trechos de descida. / Crédito: Felipe Almeida