Jovens atletas buzianos, os irmãos, Leiner Fernandes Campino Cordeiro e Jolie Campino Cordeiro, do Dojô Karatê Shotokan Búzios, garantiram duas medalhas e dois troféus para Búzios no último sábado (8), durante a III Copa Adolescer do Abrigo do Marinheiro 2025, realizada no Clube Gaivota, em São Pedro da Aldeia). A competição reuniu karatecas de várias regiões do estado e garantiu a presença do município no cenário esportivo fluminense.
A participação dos atletas aconteceu a convite do Sensei e Sargento Matheus Pereira, do CEFAN da Marinha do Brasil, organizador do torneio. O evento contou com a presença do Contra-Almirante Alexandre Veras Vasconcelos, comandante da Força Aeronaval, além do presidente da SOAMAR Lagos, Pedro Guenes, e do patrocinador Ricardo Gurgel, da Bergesen Agência Marítima.
Desempenho dos atletas
Com 18 anos, faixa marrom e federado pela Federação de Karatê Fluminense (FKF), Leiner Cordeiro se tornou tricampeão, conquistando medalha de ouro na categoria +16 e troféu de ouro na categoria Open, ambas no Kumitê. Jolie Cordeiro, de 13 anos, faixa verde e aluna da Escola Municipal INEFI, garantiu a medalha de bronze (3º lugar) também em Kumitê. Não houve disputa de pódio na categoria Kata, apenas apresentação. O desempenho da dupla rendeu ainda o troféu de 3º lugar por equipe para o município, resultado conquistado em nome do Programa Bolsa Atleta Municipal, da Secretaria Municipal de Lazer e Esporte, do qual Leiner é beneficiário.
“Foi um dia de muito orgulho para os nossos corações e para o nosso município, que tem apoiado seus atletas por meio do Programa do Bolsa Atleta Municipal. Ver nossos atletas se destacando em competições de tão relevante representatividade, é um enorme orgulho!”, celebra Raquel, mãe dos atletas Leiner e Jolie.





Participação de atletas de alto rendimento
A competição também contou com arbitragem formada por nomes de destaque do karatê nacional. Entre eles, Ana Letícia Silva, campeã mundial dos Jogos Estudantis 2024, no Bahrein, e Lavínia Costa, campeã Pan-Americana 2025 e vice-campeã Sul-Americana. Os atletas de Búzios competiram com representantes do Abrigo do Marinheiro e, majoritariamente, do ProFEsp CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), do Rio de Janeiro.
Formação e apoio
Os irmãos treinam no Dojô Karatê Shotokan Búzios, sob orientação do Sensei Aristeu Parreiros, com apoio do Sensei Pedro Fernandes e do Shihan Essony Siqueira. A conquista representa o impacto do Programa Bolsa Atleta Municipal no incentivo ao esporte local, permitindo que jovens talentos alcancem competições de alto nível.


