Atletas de Búzios brilharam no III Campeonato Pan-americano de Va’a’ 2023 em Vitória, Espírito Santo, de 21 a 25 de novembro. Na praia da Curva da Jurema, competidores de diversos países, incluindo Brasil, Chile, Rapa Nui, Peru, Argentina, Guiana Francesa e Panamá, se reuniram para o evento.

Destaque para a equipe masculina de canoa havaiana do Projeto Zezinho de Búzios, composta por jovens de 16 anos, que conquistou a medalha de ouro na categoria V6 Júnior 16. O Clube MPS também se destacou com outra equipe que trouxe o ouro na mesma categoria. Já a equipe feminina (16 anos) do Projeto Zezinho ficou em 4º lugar na categoria V6 Júnior 16.

Claudete Gaiga, coordenadora do Projeto Zezinho, trouxe para casa a medalha de bronze na categoria 50+, formando uma equipe com apoio do Clube Mahalo de Búzios, composta por jovens talentos e atletas promissores.

Publicidade

Quatro atletas medalhistas, incluindo Felipe Rodrigues, beneficiam-se da Bolsa Atleta da Prefeitura, via Secretaria de Lazer e do Esporte. Felipe destaca a importância desse suporte: “A canoagem é um esporte caro, com esse apoio podemos comprar nossos próprios remos, que são feitos sob medida, além de contribuir com as inscrições para as competições.”

João Gabriel, outro beneficiário da Bolsa Atleta, expressa sua satisfação após conquistar o primeiro lugar, ressaltando que o apoio oferece incentivo adicional para seguir adiante.

Destaque especial para três jovens nativas de Búzios (Sófia Rodrigues, Laura Barbosa e Maria Clara), filhas de pescadores e residentes em Armação e Ossos, que, com apenas seis meses de treino, participaram do campeonato, alcançando a 4ª colocação e vivenciando uma experiência incrível.

O III Campeonato Pan-americano de Va’a’ incluiu atletas juniores, com idade mínima de 14 anos, e competidores de até 80 anos, percorrendo distâncias de 12 a 24 km. A canoa havaiana, além de ser um esporte, é parte integrante da história e cultura polinésia, sendo destacada nas competições por seu significado cultural.

Redação Prensa de Babel