Marcus Vinícius D’Almeida recebeu o título neste domingo (04/02) pela federação internacional de tiro com arco
O atleta maricaense Marcus D’almeida foi eleito o melhor arqueiro do mundo em 2023. O prêmio foi entregue neste domingo (4), pela World Archery (federação internacional de tiro com arco). O atleta de 26 anos, é líder do ranking mundial e conquistou, também neste domingo, o vice-campeonato do Finals do Circuito Mundial Indoor, em Las Vegas.
“É um prêmio importante, vai trazer muita visibilidade para a modalidade. O Brasil é conhecido como o país do futebol, mas também é rodeado de muitas outras modalidades. Essa é a primeira vez que conquistamos esse prêmio e é muito fruto do investimento. O Brasil é gigantesco, esse título não é só meu. Tudo isso está sendo muito especial para mim”, afirmou o atleta durante entrevista coletiva.
Marcus faz parte da equipe Dispara Brasil e do projeto Maricá Cidade Olímpica, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
A Secretaria de Esporte e Lazer apoia e incentiva o esporte no município, promovendo o acesso à prática esportiva e de atividades físicas de forma equânime e participativa. O objetivo é a integração e inclusão social, assim como atrair eventos e grande diversidade de práticas esportivas no município.
A pasta oferta, gratuitamente, por meio dos projetos Esporte Presente, Maricá + Esporte e Maricá + Esporte 2, aulas de mais de 30 modalidades de esporte para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiências (PCDs), contribuindo assim, com a saúde e a qualidade de vida da população. As atividades são realizadas em 32 localidades pela cidade.
Entre os esportes ofertados, estão: Ginástica Rítmica, Ballet, Jazz, Circuito Funcional, Zumba, Fitdance, Atletismo, Natação, Hidroginástica, Vôlei de quadra, Vôlei de praia, Capoeira, Futebol, Altinha, Futsal (Masculino e Feminino), Handebol, Basquete, Badminton, Jiu Jitsu, Taekwondo, Kickboxing, Karatê, Futevôlei, Tiro com arco, Tênis, Skate, Bodyboard, Remo, Canoagem, Vela.
O projeto “Maricá Cidade Olímpica” tem o objetivo de detectar futuros talentos esportivos, a partir de 14 anos, em dez modalidades olímpicas (vôlei de praia e de quadra, basquete 3×3, handebol, remo e o tiro com arco) e paralímpicas (tiro com arco, remo, bocha e vôlei sentado).