Coordenador do projeto “Maricá Cidade Olímpica”, da Secretaria de Esporte e Lazer, o arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida conquistou, na madrugada de segunda-feira (11), o título da Final da Copa do Mundo de tiro com arco, segunda competição mais importante da temporada, que reuniu os oito melhores atletas na modalidade arco recurvo na temporada em Hermosillo, no México. Na decisão do torneio, ele derrotou o sul-coreano Lee Woo-seok por 6 a 4.
Essa é mais uma conquista histórica de Marcus que, em fevereiro deste ano, se tornou o primeiro brasileiro a ocupar o 1º lugar no ranking mundial de tiro com arco.
A Final da Copa do Mundo é considerada a segunda principal competição da modalidade, atrás apenas do Campeonato Mundial. Na carreira, Marcus tinha sido prata nesta competição em 2014, e tem ainda o vice-campeonato mundial em 2021 e a medalha de bronze no Mundial de 2023. Portanto, o ouro no México é o maior título da carreira do brasileiro.
“Todos esses anos eu sonhei com esse troféu e agora chegou a minha vez de levá-lo para casa. Essa temporada de copas do mundo foi mágica, obrigado a todo mundo que torceu por mim e me apoiou. O ano ainda não acabou. Temos os jogos Pan-Americanos em novembro e temos muito trabalho pela frente”, disse Marcus.
A disputa do título foi muito acirrada. O jovem maricaense começou muito bem e venceu os dois sets iniciais, abrindo 4 a 0. Mas o adversário asiático, oitavo do ranking mundial, ganhou os dois seguintes e deixou o placar geral em 4 a 4. Foi no quinto e decisivo set que Marcus definiu a competição.
“O Marcus D’Almeida é uma referência mundial do esporte. É motivo de muito orgulho para todos os maricaenses que o arqueiro número um do mundo seja daqui. Para os alunos dos projetos socioesportivos e para os jovens atletas de alto rendimento, é uma oportunidade maravilhosa poder treinar no mesmo local que ele”, comentou o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt.
Maricá Cidade Olímpica
O projeto “Maricá Cidade Olímpica” é desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá com o objetivo de descobrir, formar e desenvolver jovens, a partir de 14 anos, que querem ser atletas de esportes olímpicos no município. As inscrições contemplam dez modalidades olímpicas (vôlei de praia e de quadra, basquete 3×3, handebol, remo e o tiro com arco) e paralímpicas (tiro com arco, remo, bocha e vôlei sentado). Com o projeto, os atletas são selecionados, treinados e recebem todo o suporte para alcançarem grandes vitórias.