Pular para o conteúdo
Search

Atleta da seleção brasileira comemora gol simulando flecha de Oxóssi

Paulinho comemorando o quarto gol do Brasil nas Olimpíadas, em Tóquio. Imagem: Reprodução | Diário do Nordeste

Orixá representa aquele que mata a miséria e a fome com a flecha

O jogador da seleção, Paulinho, ao realizar o quarto com gol do time brasileiro nas Olimpíadas, em Tóquio, comemorou a vitória simulando atirar uma flecha, em homenagem ao orixá Oxóssi. O jogo ocorreu na quinta-feira (22) e era contra a Alemanha. O Brasil ganhou de 4×2 na estreia em campo.

Após o jogo, o atleta, publicou nas redes sociais a frase “Okê Arô! Saravá meu Pai”. Um dia antes da partida, em um texto publicado no site “The Players Tribune”, o jogador falou da ligação que possui com o culto brasileiro de matriz africana, o que ele considera uma filosofia de vida. A família está na religião do candomblé e umbanda há gerações. “Tenho muito orgulho da minha religião”, comenta Paulinho no texto.

O momento se tornou relevante por carregar representatividade e respeito. Nas vitórias em campo os jogadores tendem a comemorar com gestos cristãos, assim, como Neymar nos Jogos do Rio em 2016, que usou uma faixa escrita: “100% Jesus”. Paulinho, movimentou as redes com um gesto diferente ao se comemorar um gol.

O jogador é filho dos orixás, Oxóssi e Iemanjá. As relações paternas e maternas são descobertas dentro da religião por meio do oráculo dos búzios. Oxóssi, que foi homenageado por Paulinho, é o orixá das florestas, da mata e da caçada. O “ofá”, símbolo que o representa, é arco e a flecha. No Candomblé ketu, as quintas-feiras é dia do orixá.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.