Celebrado no dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro, tem como objetivo fazer com que as pessoas reflitam sobre o uso excessivo dos veículos e os transtornos que isso pode ocasionar no dia-a-dia de toda a sociedade. Para incentivar esse pensamento crítico, diversas cidades por todo mundo realizam ações e na Região dos Lagos algumas já estão programadas.
Em Cabo Frio, nesta quinta-feira, 20, o movimento Bike Night, realizará um passeio ciclístico pela cidade. A concentração do passeio está marcada para as 19h30, na Rua Expedicionário da Pátria, nº 952, em São Cristóvão.
Segundo o idealizador do Bike Night, Wellington Alves, a idéia é lembrar ao mundo que não se deve aceitar a sociedade dominada pelo carro. “Nós não queremos apenas um dia de celebração e, em seguida, um retorno à vida “normal”. Nosso foco é que as pessoas utilizem menos o carro no seu dia a dia, optando por outros meios de transporte, como bicicleta, ônibus, etc. Cabe a nós, cabe a nossas cidades e nossos governos ajudar a criar uma mudança permanente para beneficiar pedestres, ciclistas e outras pessoas que não dirigem carros, melhorando o trânsito e meio ambiente para todos nós”, destacou Wellington.
Já a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizará um evento no sábado, 22, das 9h às 15h na Praça Porto Rocha. Na ocasião, serão apresentados meios alternativos de deslocamento ao cidadão cabo-friense e soluções possíveis para o trânsito na cidade, que vem crescendo expressivamente. Além das ações de conscientização, haverá diversas atividades ligadas à saúde e ao entretenimento, como determinação do Índice de Massa Corporal (IMC), alongamento, massagem, medição de glicose, aferição da pressão arterial, tenda de caricatura, cinema infantil, passeio ciclístico, apresentação da banda local Studio 23 e sorteio de brindes.
Para incentivar o uso dos meios alternativos de transporte, algumas ruas nos arredores da Praça Porto Rocha terão o tráfego modificado na data, a exemplo do que foi feito na Festa da Padroeira, em agosto. O trânsito na Avenida Assunção, sentido Passagem, será desviado pela Rua Santos Dumont, que terá a mão invertida. Os motoristas que vêm pela Avenida Teixeira e Souza não terão como fazer o contorno na praça e deverão entrar na Rua José Waltz Filho, que também terá o sentido de circulação invertido. No outro lado da Avenida Assunção, o tráfego será desviado pela Travessa Maçônica e pelo Boulevard Canal. Agentes da Guarda Municipal irão atuar na organização do trânsito.
“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ideia do Dia Mundial sem Carro não é demonizar o carro de passeio. É simplesmente criar uma consciência do bom uso do carro e atrair as pessoas para que elas ocupem um espaço que é delas”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Cardoso.
Em Rio das Ostras, o Dia Mundial Sem Carro também terá programação especial. Um passeio ciclístico será realizado para marcar a data criada. A concentração será às 8h30, na Praça José Pereira Câmara, no Centro. O percurso, com aproximadamente 3,6 quilômetros, seguirá pela Rodovia Amaral Peixoto até o Camping de Costazul.
Sobre o Dia Mundial sem Carro – A data foi instituída na França, em 1997, e passou a ser celebrado no Brasil na primeira década dos anos 2000, com o objetivo de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis e motos nas cidades.
Em Búzios, deu início à Semana Nacional do Trânsito com participação ativa da Guarda Mirim em parceria com a Guarda Civil Municipal e CTT. Estão sendo distribuídos panfletos educativos em pontos estratégicos da cidade.
São abordados carros de passeio, motos, vans de transporte alternativo e veículos de turismo, para entrega de material informativo sobre o tema da campanha “Vitamina C no Trânsito”: Capacete, Cadeirinha, Cinto de Segurança e Celular.
Pela manhã a distribuição acontece sempre das 8h40 às 10h20 na Rasa, em frente ao INEFI e no Pórtico de Búzios. À tarde será no Centro da cidade, na Estrada da Usina, das 14h40 às 16h20 e também no Pórtico.