As cidades de Búzios, Cabo Frio e Macaé registraram ações de comemoração pelos 200 anos da Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7). Além das atividades cívicas em algumas cidades houve manifestações de apoio ao presidente Bolsonaro.
Em Búzios, o governo municipal não realizou nenhuma ação oficial. Apoiadores do presidente se reuniram na praça da Escola Municipal Nicomedes Theotonio Vieira, com faixas, cartazes e palavras de ordem. Já no Centro da cidade, próximo ao Espaço Zanine, um grupo de apoiadores do ex-presindete e candiato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luis Inácio Lula da Silva, exibia cartazes.
Em Cabo Frio a abertura das comemorações promovida pela Prefeitura, aconteceu 9 horas em frente a sede da prefeitura com hasteamento da bandeira do Brasil, e apresentação do Coral Marearte. Na ocasião o prefeito, José Bonifácio, reforçou a importância da data para todos os cidadãos, inclusive os que tem pensamentos divergentes. A programação segui ao longo do dia, na Casa do Bicentenário e no Charitas.
O candidato a deputado a deuputado estadual, Dr. Serginho, que estava na garupa de uma moto, participou de uma carreata em apoio ao presidente, percorrendo as ruas de São Cristovão e Centro. Cerca de cem carros estavam compondo a manifestação.
A Prefeitura de Macaé organizou desfile cívico pela manhã na Avenida Elias Agostinho, na bairro Imbetiba. A programação contou com a participação da Capitania dos Portos; Exército Brasileiro; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal; Guarda Ambiental; Defesa Civil; Grupamento de Escoteiros; Clube de Desbravadores; e Corporações Musicais com as bandas das escolas municipais Maria Isabel Damasceno Simão, Cláudio Moacyr, Elza Ibrahim e Oscar Cordeiro. As comemorações pela data não ocorriam há dois anos, desde o início da pandemia.
Não houve, até o momento, registros de prisões ou ocorrências durante a comemorações.