Aconteceu na última quarta-feira (30/11), às 18h, no plenário Brígido Tinoco, da Câmara Municipal de Niterói, a grande Solenidade em Homenagem aos 82 anos da Associação Fluminense de Jornalistas (AFJ). A instituição que defende e valoriza a classe jornalística, condecorou profissionais da comunicação, personalidades públicas e empresários, em forma de agradecimento ao apoio prestado a sociedade.
O evento marcou a história com homenagem a Dominic Mark Phillips, jornalista britânico que trabalhou de maneira incansável em favor da imprensa, dos indígenas e da Amazônia. Na ocasião, a primeira medalha Dom Phillips de Jornalismo 2022, foi entregue a Luciana Sampaio e Marcos Sampaio, irmãos de Alessandra Sampaio(viúva de Dom Phillips), que emocionaram os participantes da celebração com palavras de reconhecimento ao trabalho de Phillips e da imprensa, junto a pedidos de justiça pelo crime bárbaro contra o colaborador do The Guardian é o indigenista Bruno Araújo.
Em um misto de emoções, declarações e moção de aplausos entregues pelo vereador de Niterói, Fabiano Gonçalves para: Alexandre de Assis (Valor Empresa), Dr. Joabs Sobrinho (Joabs Sobrinho Advogados Associados), Wander Freitas (FESN – Federação dos Estudates Nacional), Jorge Resende (ASSECAMP – Associação das Empresas de Campos Elíseos), Júlia Uchôa (Diretora Geral da Câmara de Duque de Caxias), Paulo Sérgio Niemeyer (Instituto Niemeyer), Áureo Ribeiro (Deputado Federal) e ao prefeito da cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, Maneko Artemenko, que firmou mais uma vez seu compromisso com o Retiro dos Jornalistas que será na antiga casa da moeda de seu município. Na ocasião, aconteceu a apresentação do primeiro partido negro – AFROBRASILIDADE, sendo representado por Luiz Sérgio, vice- presidente estadual, João Santana, vice-presidente nacional(e, diretor da AFJ), José Amaro, secretário e Fátima Andréia, tesoureira.
Também foram agraciados os parceiros que presentearam os jornalistas: Bellan Indústria e Comércio de Brindes Ltda, através de Lúcio Bellan, que patrocinou o evento com as medalhas, broches e placas para 44 jornalistas e empresários Amigos da AFJ; Transguard do Brasil Remoção e acautelamento de Veículos e Empreendimento Ltda, através de Marcelo Favatto, com grande apoio nos preparativos finais da festa e Degusta Frios e Frutas, representada por Mirian Mota Machado, com a montagem da mesa de frios.
Foram agraciados 15 jornalistas e veículos de 8 regiões do estado do Rio de Janeiro: Davi, de Castro(Secretário da prefeitura de Mesquita), Marcos Vinicius Cabral (A Tribuna), Marcelo Cunha(O Capital), Astrogildo Milagres (A Folha), Noel Francisco (O Companheiro), Sandra Coelho ( Independente), Walceir de Almeida (Jornal de Hoje), César Moutinho (O Patrono), Sidney Marinho (Rede Litoral News), Amaury Valério (Região dos lagos), Kleiner Valente (Tribuna Livre), Tatiane Cardoso (Tribuna de Mambucaba), Francisco Edson – Chiquinho (Ascom do Palácio Guanabara), Marlos França (Tribuna do Interior), Adriano Lizarelli (Revista Acontece) e Gustavo Abruzzi (Jornal Local). E 12 Jornalistas da grande mídia estadual e nacional: Alberto Amed (Jornal Povo), Alexandre Tavares (JB FM), Eusébio Resende (Sport TV), Edson Corrêa (Portal EuRio), Felipe Castro (Rádio Piraí), Domingos Peixoto (O Globo), Fernanda Sanches (Record TV), Karolaine Silva (Record TV) e Rafael Nascimento (G1 – Globo).
A Associação Fluminense de Jornalistas também recebeu a cobertura da emissora SBT e o apoio do jornalista e produtor homenageado na grande noite emblemática, Rodrigo Gomes e apadrinhamento do Dr. Felipe Monteiro.
Marcaram presença no aniversário AFJ, a ex-deputada federal Andreia Zito, que foi chamada para compor a mesa e teve direito de fala, demonstrando seu interesse pela luta dos jornalistas e, a vereadora Benny Briolly, que esteve atenta as homenagens e demonstrou grande apreço a classe.
A força, união e a verdade devem sempre andar de mãos dadas com todos os profissionais que fazem de sua profissão, uma razão para viver. Por isso a AFJ fez da Câmara de Niterói palco do recomeço da história da imprensa, com valorização da classe e verdadeiro reconhecimento.