A Associação Fluminense de Jornalistas (AFJ) comemora 82 anos de fundação com homenagens a 44 comunicadores de todos o estado do Rio, na quarta-feira (30), às 18h, no plenário Brígido Tinoco, da Câmara de Vereadores de Niterói. As horarias são a medalha “Dom Phillips de Jornalismo”, que leva o nome do jornalista britânico, Dominic Mark Phillips, morto em junho deste ano, quando realizava a função jornalística na Amazônia, e que que receberá homenagem póstuma, por meio de sua família. Está é a primeira homenagem oficial ao jornalista. Na ocasião, também haverá entrega do diploma “Amigos da AFJ” e a “Moção de Aplausos” a empresários e personalidades públicas.
Fundada no ano de 1940 , a AFJ, permanece desde então, com a prerrogativa e missão de unir profissionais da mídia alternativa, veículos de comunicação de grande relevância, assessorias de imprensa e lutar pelos principais interesses dos jornalistas. Representantes da Mídia Alternativa de 8 regiões do estado e Jornalistas da “Grande Imprensa”, receberam as honrarias das mãos de Lúcia Machado, primeira mulher eleita presidente da instituição em mais de oito décadas de existência. Também participará das entregas a vice-presidente, Angélica Cunha e o vereador de Niterói, Fabiano Gonçalves, que abrirá a solenidade.
A comemoração presencial, restrita a convidados e credenciados da mídia, será transmitida em tempo real nas redes sociais da Câmara de Niterói e via link do Google Meet.