Criar uma identidade turística diferenciada. Este, de acordo com os idealizadores, é um dos objetivos da Associação Comercial e Turística Costa do Peró, que está sendo criada para fomentar o turismo e negócios na área que vai da Gamboa (Rua dos Biquínis) até o Pontal do Peró (divisa com Búzios), abrangendo a Ilha do Japonês e Praias Brava, Conchas e Peró, esta prestes a hastear a Bandeira Azul (certificado internacional de qualidade).
O estatuto da nova entidade já está finalizado e na próxima quarta-feira, às 19 horas, será eleita a primeira diretoria durante assembléia no Hotel La Plage. A criação de um calendário turístico próprio é uma das metas da Costa do Peró, que terá sede no Container Market, no espaço oferecido pelo empresário Roberto Saci.
A nova entidade é criada no momento que a Praia do Peró começa a receber um novo público turístico com a inauguração de dois novos hotéis e com a aprovação, pelo júri nacional, da candidatura para conquista da Bandeira Azul. Em outubro, o projeto será apresentado ao júri internacional.
O novo prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno (Rede) já prometeu, em praça pública, transformar o Peró “no bairro modelo de Cabo Frio”. Já o futuro secretário de Turismo, Radamés Muniz, declarou que melhorias nos acessos e apoio total ao projeto Bandeira Azul são suas prioridades. Presente em todos os eventos do Peró, o novo secretário do Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, também garantiu prioridade para o Bandeira Azul.
“O quadro é positivo para que o Peró, um destino turístico respeitado em todo o Brasil, seja, enfim, seja reconhecido pelas autoridades municipais. Estamos confiantes na conquista da Bandeira Azul e em ações permanentes para que ela seja mantida por muitos anos. Para isso, é fundamental o envolvimento da iniciativa privada”, comentou Machado Silva, do movimento Amigos do Peró, que luta pelo ordenamento e preservação da orla do Peró.